Dor nos pés: o jeito que você trabalha pode ser o culpado

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No mundo da ergonomia, os pés tendem a ficar de fora da conversa. Consequentemente, poucos se fala sobre a dor nos pés. Temos a tendência de nos concentrar em nossas costas, pescoço, ombro ou até mesmo pulsos, mas pouca ou nenhuma atenção é dada aos nossos pés. E, verdade seja dita, tendemos a não notar nossos pés até que eles comecem a doer. Por quê? Porque quando os pés ficam irritados, eles nos informam a cada passo que damos.

De que tipo de dor nos pés estamos falando?

A dor no pé pode assumir várias formas. Mas as reclamações mais comuns são:

  • Fadiga
  • Dor no calcanhar
  • Arcos doloridos
  • Cãibras musculares
  • Inchaço

O que pode estar causando sua dor nos pés?

Os suspeitos normalmente são:

  • Sapatos mal adaptados (salto alto, sola dura, sapatos estreitos, etc;
  • Péssimo suporte
  • Permanência prolongada de pé (especialmente em pisos rígidos)

E não descarte sinais de problemas médicos mais sérios que podem causar dor, inchaço e dormência nos pés. Estes podem ser sinais de doenças mais graves, como diabetes, problemas cardiovasculares, artrite reumatoide, gota e, acredite ou não, até mesmo problemas de tireoide.

Mas você sabia que trabalhar com um computador também pode causar dor nos pés?

Não tendemos a associar ficar sentado em uma mesa o dia todo com dor nos pés, mas a verdade é que sentar e ficar em pé enquanto trabalha com seu computador pode colocar seus pés em risco!

Aqui estão alguns dos maus-hábitos mais comuns que causam dor nos pés:

Apoiar-se na planta dos pés

É um erro muito comum sentar-se com os calcanhares para cima e apoiar-se na planta dos pés. É como usar sapatos de salto alto, que são notórios por distorcer a postura natural do pé e pode levar a alguns problemas graves, incluindo tendões de Aquiles encurtados, dor no arco e espasmos musculares.

Apoiar-se nas bordas externas dos pés

Esta é outra postura comum que pode machucar as laterais dos pés, causar dor no arco, dor no dedo mínimo do pé, bem como fraqueza e desconforto no tornozelo.

Sentar-se sobre os pés

Acredite ou não, isso é mais comum do que você imagina! Frequentemente, acontece quando sua cadeira não é alta o suficiente. Às vezes é porque você está tentando aliviar algum desconforto nas costas. No entanto, isso pode levar a posições distorcidas dos pés e, claro, você está suportando o peso diretamente sobre o pé, aumentando o risco de causar dor, também, no tornozelo, joelho, perna e parte inferior das costas.

Sentado com as pernas esticadas e os tornozelos cruzados

À primeira vista, essa pose popular parece muito relaxada. Mas, além de colocar pressão na região lombar e fazer com que o pescoço se incline para a frente, pode causar muito estresse nos tornozelos e pés, causar problemas na circulação e comprimir os nervos dos pés.

Em primeiro lugar, certifique-se de que a altura do assento está ajustada de modo que seus quadris estejam no mesmo nível ou ligeiramente acima dos joelhos.

Em seguida, certifique-se de que está sentado com os pés firmemente plantados no chão ou em um apoio para os pés.

Se você usa salto alto, mantenha um par de sapatilhas ou tênis em sua mesa. Para quem usa saltos de alturas diferentes no trabalho, certifique-se de ajustar a altura do assento de acordo.

Se quiser esticar as pernas, faça isso, mas não cruze os tornozelos e guarde esta posição para pequenos intervalos.

Problemas ergonômicos comuns em pé

À medida que as mesas híbridas ocupam os escritórios em todo o mundo, estamos desfrutando dos muitos benefícios que vêm junto com a capacidade de sentar e ficar em pé durante o dia, alternadamente. Mas, se você não tomar cuidado, seus pés podem rapidamente ser prejudicados. Aqui estão algumas coisas comuns que podem incomodar seus pés:

Ficar em pé por muito tempo

A ideia por trás das mesas com suporte sentado é fazer exatamente isso. Troque de posição para sentar e ficar em pé durante o dia. Sentar por um período prolongado pode prejudicar a parte inferior das costas, quadris, joelhos, tornozelos e, claro, pés. Também pode reduzir a circulação nas extremidades inferiores, o que, por sua vez, pode causar dor. Mas ficar em pé por longos períodos também pode fazer com que o sangue se acumule nos pés e no tornozelo, causando inchaço.

Ficar em pé sobre uma superfície dura

Ficar em uma superfície rígida irá rapidamente prejudicar seus pés. Os efeitos podem ser sentidos em seus pés, tornozelos, joelhos, quadris, parte inferior das costas e até mesmo em seu pescoço e ombros. Ficar em uma superfície rígida também impede os movimentos e pode causar danos aos ossos com o tempo.

Sapatos ruins

Saltos altos, sapatos de sola dura e sapatos sem suporte de arco adequado são coisas que você deve evitar quando estiver de pé enquanto trabalha.

Correções Ergonômicas fáceis

Utilize um apoio para pés. Ele é ideal para realizar a adequação da posição das pernas, pés e região lombar enquanto sentado em frente a estação de trabalho. Com a utilização do Apoio, o ângulo de posicionamento das pernas, pés e lombar são corrigidos para os níveis corretos mantendo sua postura em 90º, facilitando a circulação sanguínea dos membros inferiores e evitando fadiga muscular e micro-lesões devido ao mal posicionamento. Além disso, ajudam a prevenir o aparecimento de varizes, inchaços e formigamentos (também devido ao mal posicionamento das pernas).

Sente-se e fique de pé alternadamente ao longo do dia. O ritmo ideal é mudar a posição de sentado para em pé pelo menos a cada hora. Isso evita trabalhar em posições inadequadas por longos períodos de tempo. Utilize um banco semi-sentado.

Use sapatos confortáveis. Se você usa sapatos sociais para trabalhar, seja esperto e mantenha um par de sapatos confortáveis ​​em sua mesa, que você possa calçar facilmente. Você também pode usar palmilhas para suporte e amortecimento extra.

Alterne sua posição em pé. Por último, mas não menos importante, quando estiver de pé durante o trabalho, alterne entre ficar em pé e colocar um pé em um descanso para os pés ou pequena caixa para ajudar a aliviar a pressão na parte inferior das costas, bem como para tirar o peso do pé. Claro, se seus pés e costas estão ficando cansados, isso é um sinal de que pode ser hora de começar a sentar!

Agora, é hora de prestar atenção em seu comportamento físico durante o dia de trabalho e adequar seus hábitos para que seus pés cheguem até o fim do dia menos doloridos e cansados.

Você costuma praticar algum dos maus-hábitos de que falamos aqui? Deixe um comentário para que possamos te ajudar!


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