Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos

Compartilhe este conteúdo:

maneira correta de usar celular ergonomia

É importante entender a ergonomia para celulares e tablets. À medida que a tecnologia muda, a ergonomia deve mudar para acompanhar a mudança de local de trabalho e estilo de vida. O envio constante de mensagens de texto e do uso de dispositivos móveis podem causar lesões por esforço repetitivo ao longo do tempo. Seus polegares e dedos não estão acostumados a serem usados de maneira desajeitada.

Aqui estão algumas dicas para proteger você e suas mãos:

Dicas Gerais de Ergonomia Para Celulares

1. Tenha um celular do tamanho certo

Utilize um celular no qual seu polegar seja capaz de alcançar o canto oposto do telefone confortavelmente.

Um celular considerado pequeno deve ter 11,43 cm ou menos; Um celular considerado médio entre 11,43 cm e 14cm; E um celular grande fica acima de 14cm.

Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 1
11,43 cm 11,43cm – 14cm +14cm

2. Alterne a posição da mão e reveze os dedos

Assim como a melhor posição para sentar, a melhor postura ergonômica para smartphones e tablets é mudar sua postura de apoio para garantir a rotação do objeto. Além disso, esteja ciente das diferentes áreas do telefone/tablet e tente utilizar gestos simples alinhados à ergonomia para celulares durante o uso prolongado do telefone, que geralmente é o uso da área inferior (próximo ao botão do menu).

Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 2
Como segurar um tablet
Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 3
Como segurar um smartphone

3. Use a opção hands-free sempre que possível

Certifique-se de que seja capaz de utilizar o telefone sem usar as mãos de vez em quando, como é possível em certas atividades (como assistindo um vídeo, por exemplo). Isto ajuda a minimizar posturas estáticas e desajeitadas, garantindo maior ergonomia para celulares e seus usuários.

Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 4
Objetos auxiliares que libertam as mãos podem ajudar a manter a ergonomia

4. Alterne o uso dos dedos

Alterne entre o uso dos dedos indicadores com o uso dos polegares para reduzir a dor repetitiva causada pelo uso excessivo do polegar e dos movimentos desajeitados.

Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 5

5. Evite excesso de força ao segurar o celular

Evite segurar o telefone com força excessiva para reduzir a tensão nos dedos, no polegar e no pulso enquanto segura o dispositivo. Você deve ser capaz de tocar seu dedo médio e o polegar ao redor do telefone, para que sua ‘pegada’ fique mais ergonômica.

Tente manter seus pulsos o mais reto possível enquanto segura do seu próprio jeito. Colocar o telefone em uma superfície pode ajudar se você estiver enviando mensagens de texto ou segurando o telefone em uma mão e enviando o texto com a outra. Segurar seu smartphone pelas laterais e digitar com ambos os polegares causa muito estresse em seus pulsos.

  • Veja a maneira adequada de segurar cada tamanho de celular conforme o tamanho de suas telas:
Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 6
Pequeno: – 11,43cm Médio: 11,43c e 14cm Grande: +14cm

6. Mantenha boa postura ao olhar para a tela

Sempre que possível, tente segurar o celular em um ângulo próximo a linha do seu queixo, evitando forçar seu pescoço e inclinar sua cabeça para baixo. A ergonomia para celulares afeta mais do que apenas as mãos!

Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 7

7. Faça exercícios para as mãos e dedos regularmente!

Você pode praticar e facilitar a ergonomia para celulares A Associação Americana de Fisioterapia recomenda os seguintes exercícios para as mãos:

  • 1/2. Toque todas as pontas dos seus dedos com a ponta do seu polegar da mesma mão, um dedo de cada vez. Repita 10 vezes para cada mão.
  • 3. Estique suas mãos e separe seus dedos o mais longe um do outro que puder. Segure a posição por 10 segundos e repita 6 vezes.
  • 4. Encaixe suas mãos uma na outra. Mantendo-as entrelaçadas pelos dedos, vire-as para longe do seu corpo enquanto estende seus braços para a frente. Você deve sentir um leve alongamento. Mantenha a posição por 10 segundos e repita 6 vezes.
  • 5. Encaixe suas mãos juntas. Mantendo-as entrelaçadas pelos dedos, vire-as para longe do seu corpo enquanto estende seus braços para cima. Você deve sentir um alongamento na parte superior do torso e ombros até as mãos. Segure por 10 segundos e repita 6 vezes.
  • Extra: toque alternadamente a palma e as costas da sua mão contra sua coxa o mais rápido que puder. Repita 20 vezes.
Ergonomia Para Celulares: 7 Dicas Para Evitar Dores nas Mãos 8
Pratique algumas vezes por semana!

Além dos cuidados com as mãos e com a ergonomia para celulares, outras partes de nosso corpo sofrem com a má postura. Frequentemente, este é o caso da coluna, que dobramos sem perceber e se torna hábito. Um apoio para pés pode não parecer a resposta óbvia, porém, auxiliando na postura de nossas pernas, também influencia a postura de nosso quadril e coluna, ajudando a manter nosso corpo ereto mesmo enquanto estamos sentados.

apoio para pés ergonômico
Apoio para pés ergonômico

Cuidando da postura de todo o nosso corpo, nossa saúde física melhora e criamos hábitos mais saudáveis que trarão bem estar á longo prazo!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco