Aulas online: criando um espaço ergonômico para seus filhos

Compartilhe este conteúdo:

aulas online

Trabalhando em casa ou no escritório, o tempo sentado ainda é longo, então aprenda a prevenir lesões e dores clicando aqui!

Tempo de leitura estimado: 4-5 minutos

Neste ano letivo repleto de aulas online, talvez uma das melhores maneira de os pais apoiarem seus filhos que estão se esforçando para aprender em casa é dar-lhes um lugar dedicado onde possam se concentrar em meio a todas as distrações.

Uma maneira de ajudar seus filhos a se concentrarem melhor em suas aulas online é criar um espaço de trabalho de aprendizado remoto. É importante tornar a área de aprendizagem de seus filhos divertida e atraente, independentemente de seu espaço de aprendizagem ser separado ou parte do espaço de vida da família, uma vez que nem sempre temos espaço de sobra.

A criação de um espaço de trabalho dedicado para seus filhos ajudará a tornar o trabalho escolar mais fácil e irá auxiliar na mudança para uma mentalidade educacional.

Veja abaixo algumas dicas para criar seu espaço de aulas online e preparar as crianças para aprender de casa:

Crie um local direcionado

Quer a sala de aula seja em sua sala de estar, cozinha ou sala de jantar, você precisa fazer alguns ajustes para transformar sua casa em um ambiente de trabalho e aprendizado saudável.

Crie espaços de trabalho para cada membro da família. Dê às crianças a privacidade e o espaço de que precisam para assistir às aulas online e fazer as tarefas sem distrações.

Garanta que haja iluminação adequada, sua própria superfície de trabalho, uma cadeira, mouse e teclado para ajudá-los a se sentir confortáveis. Quando estão neste espaço, sabem que é hora de se concentrar nas aulas online.

Embora fazer uso criativo de espaços livres seja uma ótima maneira de manter o trabalho e a escola fora das áreas principais da casa, algumas famílias não têm essa opção. A única maneira é fazer com que alguns espaços tenham dupla função.

Aulas online: criando um espaço ergonômico para seus filhos 1

Você pode facilmente converter áreas subutilizadas de sua casa em mini salas de aula. Por exemplo, você pode construir uma mesa em seu closet ou espaço sob as escadas. Instale algumas lâmpadas LED no armário e um extensor de Wi-Fi e você criará um espaço de trabalho privado ideal.

As ferramentas adequadas são essenciais

Logo que as aulas online começaram, as famílias estavam pensando mais ativamente em quanto tempo conseguiriam fazer isso funcionar com o que tinham em mãos.

Agora, estão percebendo que precisam, pelo menos, investir em boas cadeiras, mesas e acessórios ergonômicos que ajudem seus filhos a ficarem sentados e concentrados. Configurar um ambiente saudável torna o aprendizado mais agradável.

Quem pode culpar as crianças por ficarem inquietas quando a mesa ou a cadeira força uma má postura, machuca as costas e interrompe a circulação? O principal é escolher uma mesa e uma cadeira adequadas à idade, que possam ser ajustadas ao tamanho do corpo de uma criança.

Na hora de sentar para as aulas online, outra ferramenta indispensável para manter o alinhamento corporal será o apoio ergonômico para teclado. Ele corrige a angulação dos braços e punhos, deixando-os na posição correta e ergonômica.

Além disso, manter o monitor ou tela do notebook na distância e altura certa é outro fator importante. Utilizar um suporte para notebook ou para monitor irá ajustar a linha de visão do usuário à tela do computador, aliviando o esforço exercido sobre a região cervical e ajudando a evitar fadiga e lesões nas regiões da lombar, nuca e pescoço.

Além disso, um mousepad ergonômico ajudará a manter o punho na angulação correta enquanto se utiliza o mouse. Isso ajuda a prevenir lesões (longo prazo), fadigas musculares e dores.

Liberdade de movimento

A parte mais difícil do aprendizado remoto pode ser fazer seu filho se concentrar. Mesas com altura ajustável e cadeiras giratórias com rodízios são as soluções ideais.

A capacidade de sentar e ficar em pé enquanto seu filho trabalha ajuda a aumentar o foco. Encontre uma cadeira que permita que seu filho se mova para frente, para trás e para os lados e uma mesa com altura ajustável.

Em vez de assistir às aulas online inteiras sentados, os alunos podem aumentar a altura de suas mesas, ficar em pé e se mover, além de ver a tela em uma altura apropriada. Isso não apenas melhora o foco e a produtividade, mas também diminui o risco de muitos problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário.

Lembre-se também da importância do alongamento. O indicado é fazer uma pausa a cada 1 hora para esticar o corpo e alongar os membros. Isso ajuda a diminuir possíveis dores musculares e desconforto físico após horas na mesma posição. Lembre seus filhos de praticar o alongamento!

Aulas online: criando um espaço ergonômico para seus filhos 2

Decore e personalize

Também é importante envolver seus filhos na criação de seu espaço de trabalho. Quanto mais eles puderem participar eles têm, mais eles vão querer estar lá. Deixe seu filho ajudar a decorar o espaço. Não precisa ser algo que distraia, mas personalizar o espaço vai ajudá-los a ficar mais animados por estar lá.

Agora que você entende melhor como deve adequar o espaço de estudo dos seus filhos para as aulas online, o próximo passo à colocar as mãos à obra! Faça dessa atividade um projeto que envolva a todos, e conte pra gente nos comentários como ficou o resultado.

Aproveite também para adequar seu próprio espaço de trabalho em casa e criar um ambiente ergonômico para si mesmo.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco