Barulho no escritório: 3 dicas para se concentrar melhor

Compartilhe este conteúdo:

Os dias de grandes escritórios privados estão rapidamente chegando ao fim com a adoção de plantas baixas e abertas nos escritórios de hoje. E embora haja muitos benefícios em espaços abertos, como colaboração, fácil acesso para sua equipe, espaço, luz natural e custos reduzidos, pode haver um alto preço a pagar: o barulho no escritório.

Ruído. Ruído. E mais ruído.

Quer sejam seus colegas de trabalho ocupados em compartilhar seus planos de fim de semana, impressoras barulhentas, ar-condicionado barulhento ou chamadas telefônicas nas proximidades, o ruído pode ser muito perturbador.

Na verdade, em 2014, duas empresas proeminentes, Steelcase e Ipsos (dos Estados Unidos), conduziram um estudo que mostrou que os funcionários perderam um precioso tempo de produtividade (até 86 minutos por dia) devido às distrações sonoras. Isso é quase um dia de trabalho inteiro perdido a cada semana!

É claro, nem todos são afetados por barulho ou ruídos como outros, mas não podemos negar que, de vez em quando, eles afetam a todos nós, e isso atrapalha nossa concentração e produtividade.

Desconforto físico também afeta a produtividade! Você já utiliza um apoio para os pés?

Outros estudos mostraram que, quando somos constantemente bombardeados por ruído, nossa capacidade de concentração diminui e nossos níveis de estresse aumentam. Portanto, aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a gerenciar o ruído em seu escritório para que você possa ficar em dia com seu cronograma!

Contornando o barulho no escritório

Ouça

  • Compre um bom par de headphones.

Um dispositivo com a opção de cancelamento de ruído pode fazer maravilhas para bloquear o ruído. Ele também permite que você ouça o que quiser (sem julgar ou perturbar ninguém ao seu redor) e podem ajudá-lo a aumentar a produtividade. Fones de ouvido tradicionais também podem funcionar, mas já sabemos que sua saúde a longo prazo pode se prejudicada, e eles não são tão eficazes quanto o headphone na redução de ruído.

  • Mascare o ruído com sons de fundo.

Os ruídos de fundo são conhecidos por nos tornar mais criativos e produtivos. Mas eles também podem mascarar o ruído do escritório. Ruído de fala, para sermos mais específicos. Isso é o que estudos mostram que é o que mais distrai de todos os tipos de ruído e barulho no escritório. Portanto, tente reproduzir um baixo nível de ruído branco, sons da natureza como chuva, ondas no mar ou algo parecido que possa te agradar.

Dê um tempo

  • Encontre um espaço tranquilo.

Se o seu trabalho já possui um espaço sossegado ou afastado do qual você pode aproveitar, por favor, aproveite. Eles realmente funcionam! Você também pode tentar reservar uma sala de conferência em seu escritório em momentos que não está sendo utilizada, ou apenas para trabalhar por um período de tempo em um espaço silencioso. Se não houver lugar para onde fugir, fale com seu gerente, equipe de instalações ou quem puder ajudar a criar um!

  • Faça uma pausa no escritório.

Isso pode ser na forma de uma pausa real (por exemplo, levantar e sair da sua mesa por pelo menos 15 minutos e NÃO verificar seu e-mail, mensagens de texto ou celular). Seu intervalo também pode significar trabalhar um pouco fora do escritório. Há algum parque próximo onde você e seu notebook possam ir um pouco? Um café? Ou que tal uma reunião ambulante? Mudar o ambiente e ficar longe do barulho no escritório que incomoda pode fazer maravilhas.

Por último, mas não menos importante, fale!

Fale com seus colegas

Fale com seus colegas. Se a fonte do ruído e do barulho no escritório vier diretamente de colegas tagarelas, reúna coragem para falar com eles. Explique que o barulho distrai e discuta maneiras de respeitar o espaço um do outro.

É difícil de tentar conciliar um pedido como esse, muitas vezes, justamente por termos que estar presentes em um espaço compartilhado, além de cada um ter uma maneira diferente de trabalhar, produzir e se concentrar. Entretanto, é justo que todos façam pequenas adequações para que o ambiente possa ser benéfico para todos os envolvidos.

Você acha que essas dicas podem te ajudar? Tente aplicá-las daqui para frente e veja se nota alguma diferença em sua produtividade ou nível de estresse.

Além disso, deixe seu comentário abaixo caso você esteja passando por essa exata situação para podermos ajudar você ainda mais!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco