Postura no trabalho: 7 dicas para sentar com mais conforto

Compartilhe este conteúdo:

Postura no trabalho: 7 dicas para sentar com mais conforto 1

Tempo estimado de leitura: 3-4 minutos

Já adequou seu home office para trabalhar com mais ergonomia? Confira nossas dicas!

É super comum termos dificuldades para ajustar nossa postura no trabalho, e uma das coisas que mais acontece ao trabalharmos sentados por longos períodos de tempo é a constante mudança de posição na cadeira quando sentimos o corpo desconfortável ou com dores.

Quando essa situação se repete com muita frequência, ela pode causar lesões de curto ou longo prazo, prejudicando nosso dia a dia e produtividade.

Dessa forma, é interessante aprendermos como nos posicionar e como configurar nossas ferramentas de trabalho para que possamos criar o maior conforto possível para nós mesmos.

Por exemplo, posições neutras e relaxadas colocam menos pressão sobre o corpo, reduzindo a probabilidade de problemas como pulsos doloridos, dor no pescoço e nas costas.

Veja nossas dicas para corrigir sua postura no trabalho e evitar dores durante o dia:

  1. Ajuste a altura do assento – A distância do chão até logo abaixo da rótula é a altura ideal do assento.
  2. Pés apoiados no chão – Ao sentar-se, seus pés devem estar apoiados no chão, joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus, quadris acima dos joelhos, pés na largura dos ombros. Coloque os pés em um apoio para pés se a cadeira for muito alta para permitir que eles repousem totalmente no chão. Esta é uma das dicas mais importantes para ajustar sua postura no trabalho.

    postura no trabalho
  3. Encosto da cadeira em um ângulo de 100-135 graus – a parte inferior das costas deve estar apoiada no encosto da cadeira, enquanto você abre os ombros e evita inclinar-se para a frente. Algumas cadeiras ergonômicas têm apoios de cabeça e oferecem suporte lombar contínuo para ajudá-lo a relaxar e ter uma postura melhor.
  4. Encontre a (s) altura (s) do monitor – Meça a distância do chão aos seus olhos. Posicione o monitor de forma que seus olhos fiquem no 1/3 superior da tela. Utilizar um suporte para monitor ou antebraço são soluções fáceis de altura. Meça novamente se você mudar para uma posição em pé.

    distância tela
  5. Monitore a distância de um braço – Em geral, o centro da tela deve estar a um braço de distância de você. Se você tem miopia ou hipermetropia, pode ser necessário reajustar. Recomendamos colocar o monitor mais próximo no início e movê-lo para trás conforme necessário.
  6. Encontre a altura do teclado – A distância do chão à palma da mão durante a digitação é a altura ideal para o teclado. Meça novamente se você mudar para uma posição em pé. Utilizar um apoio ergonômico para teclado é uma grande ajuda.
  7. Cotovelos em um ângulo de 90 graus – ao digitar, os cotovelos devem ficar próximos ao corpo em um ângulo de 90-100 graus, quase como se suas mãos estivessem no colo. As bandejas de teclado ajustáveis ​​podem ajudar a manter os cotovelos nesta posição neutra (e também liberam espaço na mesa!).

    Lembre-se de que você deve trocar de posição com frequência para aumentar a circulação e manter um bom fluxo sanguíneo bem. Isso auxilia no mantimento de sua postura no trabalho e também ajudará a manter sua produtividade e conforto físico.

Se o seu ambiente de trabalho é propenso a possível desconforto físico, lembre-se de que um pequeno problema pode evoluir para um risco sério de saúde. Desta maneira, busque conhecer outras soluções ergonômicas que promovam seu conforto e bem-estar, assim como o de seus colegas.

Afinal de contas, quando bem aplicada, a ergonomia proporciona uma melhor postura no trabalho, previne doenças ocupacionais, permite que o corpo encontre mais flexibilidade, melhora o condicionamento físico e reduz o cansaço e estresse causados por um físico sobrecarregado.

Aproveite para aprender como alongar seu corpo e diminuir dores e fadiga muscular durante o dia de trabalho!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco