Mochila escolar: como escolher a melhor opção para seu filho

Compartilhe este conteúdo:

Mochila escolar: como escolher a melhor opção para seu filho 1

Tempo de leitura estimado: 3-4 minutos

Veja como a falta de ergonomia prejudica o seu futuro – independente da idade!

Nada diz volta às aulas como uma mochila escolar nova. Mas o quanto você pensa sobre como seu filho usa a mochila e o que coloca dentro dela?

A mesa de estudos dos seus filhos é ergonômica? Utilize um suporte para notebook para garantir que fique na altura correta.

É comum que as crianças sintam dores nas costas por carregar bolsas sobrecarregadas e mal ajustadas todos os dias. Portanto, antes de permitir que seu filho carregue a nova mochila até a escola, considere estas diretrizes simples para escolher a melhor opção para o ano letivo.

Mochila escolar: o que você deve cuidar na hora de escolher uma

  • Não compre uma mochila escolar enorme. Se cabem todos os materiais escolares e ainda outros objetos, ela é muito grande.
    Selecione a menor mochila que ainda contenha os itens necessários. Embora possa ser tentador conseguir uma que seu filho use nos próximos anos, isso simplesmente não é saudável para uma pessoa em crescimento.
  • A mochila deve ficar logo acima da cintura quando devidamente ajustada e não deve ser maior do que as costas da criança. Se ela pode conter um livro, um lanche e talvez alguma jaqueta, é o suficiente.
  • Mantenha uma mochila escolar carregada em não mais que 15% do peso corporal.
    Geralmente, esse é um limite seguro para o peso de uma mochila em relação à criança que a carrega. As crianças frequentemente excedem isso, muitas vezes com coisas que não precisam estar na mochila.

Se os seus filhos utilizam um computador para os estudos, invista em um suporte para monitor!

Sendo crianças, é bastante normal que haja itens flutuando nas profundezas de uma mochila sem serem tocados por meses consecutivos.

Veja como organizar os itens dentro da mochila.

  • Faça seus filhos esvaziarem suas mochilas de vez em quando – aquelas barras de cereais e papéis amassados ​​têm uma casa melhor do que as costas de seus filhos.

Agora, pode ser um desafio seguir o limite de 15% para crianças mais leves, mas nem tudo tem que ser carregado nas costas.

É fácil e conveniente transportar o lanche em uma bolsa de mão. Se seus filhos precisarem trazer itens volumosos para a escola, uma mochila escolar de rodinhas ou bolsa de mão também são úteis. Itens que não precisam ser trazidos para casa todos os dias podem ficar na escola!

Um apoio para teclado ajuda com o posicionamento ideal dos braços quando seus filhos estudam no computador.

Ajustar e usar as alças da mochila escolar

Mochila escolar: como escolher a melhor opção para seu filho 2

A alça que vem com algumas mochilas para ser transpassado pelo corpo também não é a melhor opção. É possível que a criança acabe se inclinando para lidar com o desequilíbrio de peso.

Isso coloca uma tensão excessiva (e completamente desnecessária) na parte inferior e superior das costas, ombros e pescoço, e pode deixar seu filho com uma lesão ou desconforto desde muito jovem.

  • Aperte as alças de ombro para que a mochila fique justa contra as costas. Uma mochila escolar solta pendurada causa inclinação para frente e má postura. Além disso, aumenta a probabilidade de cair para trás, especialmente quando o corpo estiver em movimento.

Existem duas outras alças na maioria das mochilas boas que não recebem atenção suficiente: a cinta de cintura e a cinta de peito.

Essas duas, que muitas vezes ficam pendurados para o lado, são essenciais para melhorar a postura dos membros superiores. O uso da alça de cintura tira a carga das costas e ombros, transferindo grande parte do peso para os quadris.

É ótimo dar às crianças o hábito de usar essas tiras – e sentir os benefícios delas – desde cedo.

Um apoio para os pés ajuda a deixar seus filhos mais confortáveis na cadeira enquanto fazem seu dever de casa no computador.

As características de uma boa mochila

Ao escolher uma nova mochila escolar, a estética deve vir em segundo lugar.

  • Certifique-se de que a bolsa seja feita de material leve e tenha vários compartimentos separados. Isso não apenas estabiliza a carga, mas também torna mais fácil distribuir e organizar uniformemente.

Também deve haver bastante acolchoamento nas costas e ao longo das alças para ajudar a amortecer a carga. Alças mais largas também ajudam nisso.

Ergonomia de mochila para crianças

As crianças são especialmente suscetíveis a lesões durante os surtos de crescimento. É por isso que a ergonomia da mochila é tão importante. Além disso, também queremos que nossos filhos estejam confortáveis.

Portanto, dê uma olhada no que seus filhos estão carregando. Ajude-os a criar bons hábitos. Compre uma mochila escolar nova a cada um ou dois anos. Se uma mochila ainda estiver em boas condições quando não couber mais, veja se ela serve para um irmão mais novo.

Agora que você sabe tudo que pode prejudicar a boa postura e integridade física dos seus filhos, busque uma mochila capaz de suportar peso, mas não muito grande, com os ajustes necessários e de boa durabilidade. Além disso, acesse os produtos de apoio ergonômico que indicamos aqui para garantir que seus filhos irão ter conforto para estudar tanto na hora de ir para a escola quanto quando chegam em casa!

E você? Voltando ao trabalho e sentando diariamente em uma cadeira nada ideal? Veja como reduzir as dores nas costas e no pescoço!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco