Ergonomia Para Crianças: 4 Dicas Para Evitar Problemas de Saúde

Compartilhe este conteúdo:

ergonomia para crianças

Ergonomia para crianças pode parecer novidade, mas ela não serve apenas para adultos. Na verdade, com cada vez mais crianças dependendo de dispositivos eletrônicos para fazer a lição de casa, atividades de sala de aula, vidas sociais e entretenimento, utilizar-se da ergonomia para o conforto das crianças é absolutamente essencial.

Afinal de contas, muitas lesões associadas ao uso de dispositivos eletrônicos são devido a esforços repetitivos, e quanto mais jovem uma criança começa a interagir com esses dispositivos, mais tempo ela tem para desenvolver uma LER.

Os distúrbios musculoesqueléticos (DME) são o maior problema do ambiente de trabalho informatizado. Os trabalhadores podem desenvolver dor crônica se suas estações de trabalho forem configuradas sem a devida atenção à ergonomia.

Uma pequena mudança, como reposicionar a tela ou o teclado, ou usar uma cadeira ajustável, pode muitas vezes eliminar o problema.

Não é raro que as crianças joguem no computador ou naveguem na Internet durante horas a fio, com quase nenhuma folga. As crianças pequenas esticam os pescoços para ver os monitores instalados em computadores antigos.

A utilização de equipamento sem possibilidade de ajuste força os cotovelos e os punhos das crianças em ângulos prejudiciais. Tais práticas não seriam toleradas em um ambiente de trabalho, ou, ao menos, não deveriam ser.

Médicos e fisioterapeutas estão observando um maior número de crianças em idade escolar com dor causada pelo uso prolongado do computador utilizados em locais que não são apropriados.

A gravidade dos ferimentos relacionados ao computador em adultos levanta sérias questões sobre seus efeitos nas crianças.

Quando adultos, é possível que elas sofram dores crônicas. DMEs podem levar anos para se desenvolver; problemas latentes podem aparecer mais tarde na vida.

Além disso, dor nas costas, pescoço e ombro em idade jovem podem ser um indício de dor semelhante na idade adulta. A ergonomia para crianças deve estar presente desde cedo!

É possível que sua visão seja danificada. Ficar em frente a uma tela por horas é muito estressante para o sistema de visão da criança e pode levar à miopia em uma idade jovem. Os problemas oculares devem ser resolvidos precocemente para evitar danos.

Ergonomia Para Crianças: 4 Dicas Para Evitar Problemas de Saúde 1

Pode haver impactos no desenvolvimento ósseo. Os ossos das crianças crescem e se calcificam. No final da adolescência, a densidade óssea atinge o seu pico. Os efeitos da má posição corporal contínua (e em alguns casos, o uso de computadores substituindo o exercício físico) não são conhecidos.

Ao ajudar seu filho a evitar lesões, existem quatro fatores principais de ergonomia para crianças:

1) Postura

Se quando você pede ao seu filho para manter uma boa postura você se lembra de moças que foram ensinadas a ter postura andando com uma pilha de livros sobre a cabeça, está captando a ideia.

Embora as crianças não precisem manter uma postura tão rígida, é importante que elas se sentem em suas cadeiras com os pés descansando naturalmente no chão. Uma cadeira com bom apoio lombar ajudará a criar uma postura apropriada.

Além disso, também é importante evitar as posturas incorretas que as crianças adotam com tanta facilidade. Isso significa que não se deve deitar no chão segurando um tablete sobre o rosto, ajoelhado, encostado a uma parede ou curvado. Se obrigar a sentar com postura agora irá garantir uma vida sem dor no futuro.

2) Telas

As telas dos computadores devem permanecer sempre a uma distância de um braço e devem ser mantidos a uma altura tal que o pescoço do seu filho não se esforce nem para cima nem para baixo. Um bom suporte para laptop ou tablet pode ajudá-lo a alcançar a posição correta. É melhor limitar o tempo de tela a não mais do que duas horas por dia e incentivar seu filho a fazer pausas frequentes. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento da síndrome de visão de computador (CVS) e distúrbios musculoesqueléticos (DMEs) e também manterá seu filho fisicamente ativo, aumentando a eficácia da ergonomia para crianças.

Ergonomia Para Crianças: 4 Dicas Para Evitar Problemas de Saúde 2

3) Iluminação

Outra forma de evitar o CVS, bem como a deterioração da visão do seu filho, é garantir que os seus espaços de trabalho e entretenimento estejam sempre bem iluminados e longe de qualquer janela ou lâmpada que possa criar reflexos. Uma tela anti-reflexo também pode ser útil.

Em geral, é melhor usar uma luz que emite mais tons de amarelo ou laranja para imitar a iluminação natural e evitar qualquer interrupção circadiana, pois elas também contribuem com a ergonomia para crianças.

4) Som

O aumento do uso de fones de ouvido causou problemas em nossa audição, e os riscos são ainda maiores quando as crianças ficam sem supervisão. Assim, é importante limitar o volume para que não seja mais do que 60% do máximo permitido.

Como alternativa, pesquise fones de ouvido apropriados e que garantem ergonomia para crianças, que impõe esse limite de volume automaticamente.

Ergonomia Para Crianças: 4 Dicas Para Evitar Problemas de Saúde 3

Casa e Escola

A configuração adequada e os hábitos de trabalho são igualmente importantes em casa e na escola. Não só os professores, mas também os pais devem colocar uma alta prioridade na prevenção de lesões relacionadas ao computador. A ergonomia para crianças deve estar presente em todos os locais que elas frequentam regularmente.

A pressão para ter computadores nas escolas em geral ignorou as necessidades físicas das crianças em crescimento. Muitas vezes, o equipamento é colocado em mesas comuns com cadeiras de plástico padrão, para uso de crianças de todos os tamanhos. O financiamento para o equipamento não condiz com o financiamento para estações de trabalho adequadas.

Além disso, o tempo gasto em computadores na escola nem se compara com o uso em casa. Em muitos lares, as estações de trabalho são pouco adequadas às necessidades das crianças. Dispositivos eletrônicos portáteis complicam ainda mais o problema. As crianças jogam, enviam e recebem mensagens e navegam na Internet por longos períodos de tempo sem parar, indiferentes à postura ou ao desconforto físico.

Ergonomia Para Crianças: 4 Dicas Para Evitar Problemas de Saúde 4

Pausas ativas e mudanças frequentes de posição aumentam a circulação e deixam os olhos descansarem. Os pais devem insistir que as crianças que usam o computador por uma hora ou mais de cada vez devem se movimentar com frequência e levantar-se a cada meia hora ou mais. Eles também devem providenciar exames oftalmológicos regulares e incentivar exercícios recreativos para que haja equilíbrio com o tempo que passam sentadas.

A ergonomia para crianças pode não ser algo ainda muito discutido, mas algumas medidas simples ajudarão seu filho a aproveitar ao máximo os dispositivos eletrônicos sem colocar sua saúde em risco!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco