Ergonomia em casa (Home Office): Dicas para trabalhar com conforto

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ergonomia em casa

Tempo de leitura estimado: 4 a 6 minutos

A ergonomia em casa, hoje, faz parte de diversos trabalhadores que escolheram trabalhar desta maneira. Se você se encaixa na tendência atual, está junto com cada vez mais trabalhadores que transformaram seu lar em um escritório para, assim, trabalhar no conforto de casa. Você economiza não só no tempo que levaria para chegar até uma empresa, como também aproveita um grande bônus: pode trabalhar à vontade, da maneira que se sentir mais confortável. É uma maneira de, até mesmo, permanecer trabalhando para uma certa empresa por mais tempo. Funciona muito bem mesmo!

Porém, trabalhar de casa também tem seus lados negativos: não temos a estrutura que um escritório teria, provavelmente. Nem sempre temos uma mesa apropriada, ou cadeira, ou se quer um ambiente apropriado para executarmos nossas tarefas. Ficar à vontade não é tudo, também precisamos garantir que nossa casa possa nos oferecer um local onde possamos nos focar sem perturbações auditivas, visuais ou físicas. É aí que entra a ergonomia em casa!

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Ergonomia em casa (home office)

Às vezes, a ergonomia pode custar um pouco. Não sempre, e não se você já tiver um equipamento que tenha alguma flexibilidade “embutida” (como uma cadeira que pode subir e descer com ajuste de altura). No entanto, se você estiver começando do zero ou usando equipamentos dos antigos, talvez seja necessário adquirir alguns equipamentos para melhor trabalhar com ergonomia em casa. E isso leva uma pergunta… quem paga por tudo isso?

Esta é uma grande área que gera dúvidas, pois muitas organizações precisam de funcionários que trabalhem de casa, já que é muito mais barato do que alugar escritórios. Algumas não estão preparadas para fazer o investimento em equipamentos (além de um laptop) para o pessoal. Se a sua organização estiver em dúvida sobre isso, lembre-se de que o empregador ainda é responsável por quaisquer reivindicações de compensação do funcionário que possam surgir fora do trabalho.
É uma verdade difícil de engolir, mas as lesões no trabalho podem custar muito. Ser capaz de trabalhar com ergonomia em casa é uma necessidade real à saúde!

Existe um volume muito grande de processos trabalhistas no Brasil, decorrentes de doenças ocupacionais desenvolvidas pela falta de ergonomia. Por exemplo, a ex-bancária que ganhou na justiça mais de R$ 180 mil em decorrência de uma L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo). Levando isso em consideração, comprar um apoio para pés ergonômico, suporte para monitor, suporte para notebook, apoio para antebraço ou outros acessórios ergonômicos que podem ser necessários, seriam soluções preventivas muito mais econômicas, não é?

Ergonomia em casa (Home Office): Dicas para trabalhar com conforto 2

Home office – Dicas de Ergonomia em Casa que Não Vão Fazer Você Gastar uma Fortuna

Alturas da mesa e cadeira estão adequadas? O conjunto da sua mesa e cadeira precisam estar em alturas que permitam você trabalhar com toda extensão dos cotovelos e antebraços 100% apoiados em uma superfície, mas sem forçar seus ombros para cima (consequência de mesa muito alta ou cadeira muito baixa) ou forçar seus ombros demais para baixo (consequência de mesa muito baixa, ou cadeira muito alta). Seus ombros precisa ficar em posição “natural” com seu pescoço, levemente relaxados para baixo. É fundamental ajustar esta configuração para evitar desconforto e até mesmo lesões para trabalhar com ergonomia em casa.

Caso você não tenha abertura para alterar a mesa e/ou cadeira (pois geralmente custa caro), você pode utilizar acessórios ergonômicos (adaptações) que vão lhe auxiliar a deixar sua estação 100% ergonômica, sem trocar a mesa ou cadeira. Veja:

  • Apoio para Pés Ergonômico – você pode utilizar um Apoio para pés adequado para sua necessidade, assim você poderá aumentar o nível da sua cadeira, posicionar corretamente seus braços e ombros (conforme citado acima) e permanecer com a planta dos pés 100% apoiados em uma superfície plana;
  • Apoio para Antebraço (extensor de mesa) – se sua mesa é pequena e não tem espaço suficiente para ficar com seu antebraço 100% apoiado em uma superfície plana, utilize um Apoio para Antebraço. É muito importante que seu antebraço não fique metade apoiado e metade para fora da mesa (pressionando contra a borda). Isso poderá causar Lesões em seu corpo!
  • Quebra-quinas – Caso você fique com praticamente todo o antebraço apoiado na mesa, porém a região do cotovelo / parte traseira do antebraço fique ‘pressionado’ contra a quina da mesa, utilize um Quebra-quinas. Isso amortecerá o contato com a quina, evitando problemas relacionados a circulação sanguínea da região, formigamentos, dores musculares, etc.
  • Suporte para monitor ou Suporte para notebook – Outro ponto muito importante que não deve ser esquecido, é a altura correta da tela. Sua linha de visão, precisa estar na região central da tela. Faça o teste: imagine uma linha que sai de seus olhos, até a tela do monitor, enquanto seu pescoço e cabeça estão na posição correta (retos para frente). Esta linha acaba na região central da tela que você está trabalhando? Caso não, utilize um Suporte adequado (para seu monitor ou notebook) e ajuste a altura do seu aparelho. Esta adaptação, fará com que seja obrigado a ficar com pescoço e cabeça na posição correta, sem forçar a visão para baixo, evitando sobrecarga e dores na região da nuca/pescoço.
  • Mousepad Ergonômico e Apoio para teclado Ergonômico – Por último, observe a posição dos seus punhos enquanto estão posicionados para digitação no teclado e segurando o mouse. Eles estão inclinados / flexionados para cima? Caso sim, utilize um Mousepad com apoio ergonômico e um Apoio para teclado, para deixá-los retos em relação ao teclado e mouse. Da mesma maneira que seu cotovelo/antebraço estão retos e 100% apoiados em uma superfície plana, a linha se estende para seus punhos/mão também. Toda essa região precisa ficar reta, sem flexões para cima ou para baixo.

Dica extra: se você usa notebook, compre um teclado e mouse externos (USB)

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Para muitas pessoas que trabalham em casa, um equipamento padrão é o notebook, mas considere isto: o uso a longo prazo de notebook não é isento de riscos, embora seja uma solução super conveniente de equipamento móvel (e isso dá a você muita flexibilidade para trabalhar fora de casa quando necessário, também). Existem alguns riscos ergonômicos dos quais você deve estar ciente se você usa seu notebook por horas e horas, especialmente se não estiver fazendo intervalos regulares de trabalho. Alguns exemplos:

  • Flexão excessiva e sustentada do pescoço (postura desajeitada no pescoço), resultando em dor e desconforto ao longo do tempo;
  • Posturas inábeis e estáticas da extremidade superior (incluindo ombros e cotovelos) que também podem resultar em dor e desconforto ao longo do tempo;
  • Inclinar-se para a frente na cadeira para encontrar uma altura de trabalho ou ângulo de visão mais confortável ao digitar e usar o mouse, comprometendo o conforto das suas costas.

É por isso que mencionamos que, às vezes, você não deve evitar custos básicos quando se trata de ergonomia. Se o notebook for seu principal dispositivo de trabalho, você provavelmente precisará comprar alguns equipamentos. E estes seriam: um teclado, mouse e um suporte de notebook/monitor externo. E se você gosta de trabalhar remotamente de outros locais também, provavelmente precisará de um teclado compacto, mouse e um suporte leve para notebook.

Para Concluirmos…

Acima você tem as principais dicas de ergonomia em casa a serem consideradas se você estiver trabalhando home office, assim como grande parte dos brasileiros.

Invista no bem-estar a longo prazo e garanta sua saúde e integridade física!

Lembramos que você pode encontrar diversos acessórios ergonômicos em nosso site, clicando aqui. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

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