10 Efeitos Negativos da Má Postura

Compartilhe este conteúdo:

má postura

Todos nós já fomos pegos dobrados, debruçados e com má postura sobre o nosso computador, ou simplesmente não sentados/em pé na postura correta. Sabemos que não é bom para nós, mas a maioria não toma nenhuma medida para mudar isto. Você pode ter lido alguns dos benefícios da boa postura, mas e os efeitos negativos dela? Provavelmente, existem inúmeras vezes que seus pais lhe disseram para “sentar direito” ou “se endireitar”. Eles ainda podem estar dizendo isso para você hoje. Mas já te disseram ‘por que’? Se não, nós iremos.

  1. Sensibilidade e Dor
    A coluna torta não é uma posição normal para o corpo e faz com que nossos músculos trabalhem mais. Sensibilidade e dor são efeitos comuns da má postura frequentemente negligenciados, mas podem levar a problemas de saúde a longo prazo. A dor crônica pode ser resultado da má postura, especialmente na região lombar. Má postura coloca muito estresse na coluna e causa dores nas costas.
  2. Má Circulação
    As mulheres aprendem que cruzar as pernas é a maneira “correta” de se sentar. Quando na verdade, aumenta a pressão de fluidos e gases que se movem através de nossos corpos. Cruzar as pernas também pode levar a dores nas costas e varizes se você não mudar esse hábito.
  3. Mau Humor
    Assim como boa postura combate a depressão, a má postura a convida. Um estudo publicado na revista Health Psychology relata que os indivíduos que sentavam com uma postura relaxada ou caída exibiam mais medo, baixa auto-estima e pior humor do que os que se sentavam corretamente. Foram usadas mais palavras negativas do que positivas nas análises lingüísticas destas pessoas.
  4. Aumento de Estresse
    O aumento do estresse físico e mental são mais dois efeitos negativos da má postura. O estresse físico no corpo causa sensibilidade e dor, e também pode se ocorrer como estresse mental. No estudo mencionado anteriormente, a relação entre postura e situações estressantes foi muito bem observada. O estudo sugere que “sentar-se direito pode ser uma estratégia comportamental para ajudar a construir resistência ao estresse.” A má postura também pode diminuir os níveis de testosterona e aumentar os níveis de cortisol.
  5. Síndrome do Túnel do Carpo
    Uma vez que os nervos do pescoço e parte superior das costas controlam a função muscular nos braços, pulsos e mãos, a má postura pode afetar negativamente essas áreas e causar ‘Síndrome do Túnel do Carpo’. Os músculos podem ficar tensos e apresentar dormência, formigamento ou dor.
  6. Menor Motivação
    Considerando que um dos efeitos da má postura é a menor auto-confiança, menos motivação também pode ser resultado da má postura. As pessoas também o verão menos confiante ou mais tímido se você estiver constantemente com má postura, o que pode afetar tanto situações sociais quanto de trabalho. Menor motivação também anda de mãos dadas com depressão e medo, por isso faz sentido que seja afetada pela postura.
  7. Má Digestão
    A má digestão é um dos efeitos negativos da má postura que muitas vezes passa despercebida. Quando você se inclina e dobra as costas, seus órgãos se juntam. Isso torna mais difícil para o corpo digerir os alimentos e pode levar à constipação. Ela também pode afetar seu metabolismo e, em último caso, danificar seus processos corporais para consumir e processar alimentos, levando a problemas metabólicos que causam problemas para o resto da vida.
  8. Fadiga
    Quando você tem má postura, o corpo trabalha mais para mantê-lo na posição vertical e você fica cansado. A posição ereta é a posição normal do corpo, de modo que seu corpo está constantemente tentando levá-lo de volta para onde deveria estar. Então, para fazer isso, o corpo requer mais energia, o que o levará a sentir os efeitos da fadiga.
  9. Saúde Cardiovascular
    Sabia que a má postura pode afetar sua saúde cardiovascular? A mesma pressão que coloca no estômago também aperta o coração e os pulmões. A má postura prejudica a circulação, o que dificulta que seu coração realize seu importante trabalho. Pesquisadores descobriram que a postura das pessoas enquanto estão usando um smartphone reduz a função respiratória, por exemplo. No geral, isso significa que a má postura reduz o oxigênio que chega aos tecidos. Também significa que consultar um quiroprata ou profissional da área para corrigir sua má postura, pode levar a benefícios para a respiração e circulação.
  10. Idosos Podem Sofrer Quedas
    Uma coluna corretamente posicionada ajuda o corpo a se mover melhor. Quando pesquisadores analisaram pessoas com 65 anos ou mais, descobriram que quanto mais distorcidas eram as curvas da coluna vertebral, maior a probabilidade de estas pessoas caírem. Considerando o quão perigosas estas quedas podem ser para os idosos, a boa postura se torna ainda mais importante à medida que envelhecemos.

Acabe com a Má Postura

Comece a ficar consciente da posição em que seu corpo se encontra em todos os momentos, seja sentado no trabalho, dirigindo e até mesmo caminhando. Desta forma, você pode ajustar a postura de acordo com a atividade e começar a ter mais qualidade de vida, garantindo um futuro mais saudável e com menos dores! Eaí, que tal botar em prática?


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco