Dor no cotovelo: será que você sofre com cotovelo de computador?

Compartilhe este conteúdo:

Já ouviu falar em “cotovelo de computador”? No Brasil, este é um termo ainda desconhecido, mas a dor que ele causa pode ser muito familiar para você. Veja abaixo o que pode estar causando sua dor no cotovelo e como resolvê-la:

Dor no cotovelo ou cotovelo de computador: como resolve minha dor?

O cotovelo de computador (ou de mouse) ou dor no cotovelo, como você preferir chamá-la, tem basicamente a mesma condição do cotovelo de tênis. É uma lesão por esforço repetitivo (LER) caracterizada por dor muscular, dor no tendão ou uma combinação de ambas.

Conhecida clinicamente como epicondilite lateral, é causada por agarrar, ou segurar, e apertar repetidamente e continuamente um objeto. No caso da dor no cotovelo, ou cotovelo de computador, o objeto é o mouse em que você está constantemente segurando e movendo diariamente.

Embora usar o mouse dificilmente seja uma atividade extenuante como o tênis, com o tempo pode causar fadiga e desgaste nos músculos extensores do antebraço. Isso faz com que seus músculos se contraiam, resultando em dor na parte externa do cotovelo, que pode se estender para baixo do antebraço até o pulso e a mão.

Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a evitar essa dor no cotovelo:

Verifique se o mouse está próximo e fácil de usar. Se estiver muito alto ou muito longe, você será forçado a esticar repetidamente o antebraço para usá-lo, aumentando o risco de lesões. O mouse deve ser posicionado ao seu lado com o braço próximo ao corpo. Uma linha reta deve ser mantida entre sua mão e seu antebraço.

Além disso, verifique se o mouse se ajusta à sua mão. Se for muito pequeno, seus dedos, músculos da mão e do pulso terão que permanecer em uma posição tensa para usá-lo. Sua mão deve estar o mais relaxada possível.

  • Posicione seu teclado corretamente. Certifique-se de que ele esteja diretamente à sua frente. Seus pulsos devem ser estendidos retos, não dobrados para cima ou para baixo. Não levante a parte de trás do teclado – isso aumenta a tensão em seus pulsos. Para manter as mãos e os braços na linha reta apropriada, tente abaixar a parte de trás do teclado ou ajustar a cadeira.
  • Mantenha os ombros relaxados. Não deixe seus ombros arquearem em torno das orelhas enquanto estiver trabalhando. Lembre-se de relaxar. A tensão muscular nos ombros pode irradiar para os braços.
  • Mantenha sua mesa limpa. A desordem faz com que você alcance e se estenda com mais frequência. Deve haver um espaço livre entre o teclado, o mouse e a área de trabalho para minimizar o trabalho muscular.
  • Estique os dedos. Os dedos que estão constantemente enrolados podem causar o cotovelo de escritor. A cada 30 minutos, pare e estique-os de volta em sua direção. Levante-se e ande com as mãos para baixo para permitir que o sangue flua para eles.
  • Mantenha um ângulo de 90 graus. Ao trabalhar no computador, os antebraços devem formar um ângulo de 90 graus com o braço. Se achar que seus antebraços estão muito baixos ou (pior) muito altos, ajuste a cadeira e o teclado para consertar.
  • Mantenha os dedos alinhados com o antebraço. Use um apoio de antebraço para manter os dedos alinhados com as costas das mãos e os braços – semelhante a como seriam se você estivesse tocando piano.
  • Use um teclado dividido. Um teclado dividido ajuda a manter as mãos em uma linha mais natural, e utilize também um apoio para teclado.
  • Fortaleça seus músculos. O aumento da força muscular pode ajudar a evitar que o cotovelo do computador ocorra em primeiro lugar ou se repita no futuro. Tente apertar uma bola de tênis 25 vezes ou feche o punho com a mão e dobre o pulso para a frente e para trás usando apenas a mão.

Já conseguiu identificar se algum desses sintomas está ocorrendo com você e se a causa maior é a dor no cotovelo?

Se sim, siga as dicas acima e trabalhe com mais conforto. Além disso, deixe um comentário contando sua dificuldade para que possamos ajudar ainda mais!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco