Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer

Compartilhe este conteúdo:

Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer 1

Trabalhar em casa está se tornando uma tendência comum na força de trabalho, e a pandemia que ainda enfrentamos apenas reforçou essa tendência.

Embora a opção de trabalhar em casa atraia muitas pessoas, essa oportunidade também traz muitas responsabilidades. As pessoas que optam por por esse formato de trabalho devem ser organizadas e focadas em suas tarefas. Embora haja muitos benefícios em trabalhar em casa, como o horário flexível e o conforto do seu próprio espaço, também existem alguns desafios.

Por isso, trouxemos 10 dicas sobre o que devemos e não devemos fazer quando trabalhamos em casa:

O que fazer ao trabalhar em casa:

  •     Crie um espaço de trabalho organizado separado do resto da sua casa para ajudar a minimizar as distrações. Use listas de tarefas, calendários e sistemas de arquivamento para se manter organizado, além de acessórios ergonômicos que o ajudarão a manter a postura e cultivar o bem estar físico como um apoio para pés, um suporte para monitor (caso utilize computador) ou suporte para notebook, um mousepad ergonômico e um quebra-quinas. Existem diversos acessórios que garantem sua ergonomia enquanto você trabalha, seja em casa ou no escritório.
  •     Faça pausas durante o dia para almoço, lanches e exercícios. Essas pausas o ajudarão a se concentrar mais no trabalho.
  •     Certifique-se de estar em comunicação constante com seu superior e colegas de trabalho. Se você tiver um conflito de agendamento ou não puder cumprir um prazo, informe a quem precisar com antecedência e tome providências para garantir que suas tarefas sejam concluídas.
  •     Defina o horário de expediente e dê a si mesmo um horário específico para trabalhar. Pode ser baseado em uma programação que funcione para você. Ter um horário de trabalho específico pode garantir que você não gaste muito (ou muito pouco) tempo trabalhando e pode evitar passar as noites verificando e-mails.
  •     Tenha uma vida social! É fácil se envolver em seu trabalho em casa. Certifique-se de sair de casa no mínimo nos finais de semana para aproveitar as coisas que você ama fora do trabalho.
Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer 2
  •     Crie limites para sua família enquanto você está trabalhando. Informe-os que, apesar de estar em casa para trabalhar, você deve limitar as distrações que tem ao longo do dia.
  •     Use aplicativos para ajudá-lo a se manter organizado. Ferramentas como o Google Docs e Wedoist podem ajudá-lo a manter o controle de documentos importantes e manter o controle de suas listas de tarefas pendentes.
  •     Prepare-se para o dia. Mesmo que decida tomar banho e se vestir ao meio-dia, certifique-se de tirar o pijama e colocar roupas adequadas. Você nunca sabe quando terá uma videoconferência ou entrevista surpresa!
Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer 3
  •     Tenha um plano de backup. Haverá alguns dias em que trabalhar em casa se tornará impossível. Seja uma conexão com a Internet com defeito ou alguma outra interferência, tenha um local de trabalho de backup em mente, como uma cafeteria ou um escritório co-working.
  •     Tente trabalhar durante o horário comercial normal. Isso torna mais fácil trabalhar com clientes, colegas de trabalho e supervisor.

O que NÃO fazer ao trabalhar em casa:

  •     Postar ou tuitar sobre fazer compras ou assistir filmes quando deveria estar trabalhando. Hoje em dia, existem muitas empresas que monitoram seus funcionários nas redes sociais, então, seja cuidadoso!
  •     Cuidar das tarefas domésticas durante o horário de trabalho. Isso se tornará extremamente perturbador e levará o dobro do tempo para concluir seu trabalho.
Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer 4
  •     Atender ligações pessoais enquanto trabalha. Se precisar fazer uma ligação, pergunte ao seu supervisor se você pode se ausentar por alguns minutos. É uma boa prática que mostrará que você está comprometido com suas tarefas.
  •     Trabalhar em uma área onde você possa ser distraído por amigos ou familiares.
  •     Tornar-se desorganizado. Certifique-se de criar um espaço de escritório que permite que você mantenha todo o seu trabalho em um lugar limpo e organizado.
  •     Deixar seu dia de trabalho passar. Ao trabalhar em casa, é importante criar uma rotina que você possa cumprir e uma programação que permita que você seja produtivo.
  •     Permitir que seu e-mail se torne uma distração. Embora seja importante verificar sua caixa de entrada ao longo do dia, certifique-se de dedicar algum tempo para verificar seu e-mail, em vez de mantê-lo constantemente aberto.
  •     Procrastinar. Mesmo se você tiver um projeto que não precisa ser concluído por mais uma semana, certifique-se de não esperar até o último minuto para cumprir seus prazos. Imprevistos acontecem!
Trabalhar em casa: 10 coisas para fazer e para não fazer 5
  •     Comprometer suas paixões. Se possível, certifique-se de escolher uma carreira gratificante que satisfaça seus objetivos e necessidades profissionais.
  •     Escolher um trabalho que não permita espaço para crescimento. Não importa onde você esteja trabalhando, escolha uma posição na qual possa continuar avançando em sua carreira.

Seguindo essas dicas, você será mais produtivo ao trabalhar em casa. Mesmo se você trabalhar remotamente apenas uma vez por semana, essas dicas o ajudarão a trabalhar com mais eficiência e realizar mais tarefas. Embora a capacidade de trabalhar em casa tenha muitas vantagens, também requer mais autodisciplina – e mais motivação – do que trabalhar em um ambiente de escritório!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco