Jogar no computador: como anda a postura dos seus filhos?

Compartilhe este conteúdo:

jogar no computador

Estudos em casa? Veja 25 dicas para estudar com mais ergonomia!

Você já considerou que é possível jogar no computador com ergonomia? Ou você costuma dizer a seus filhos para desligar o computador ou videogame porque quer que eles façam algo ‘produtivo’?

Todas aquelas horas na frente da tela fazendo movimentos repetitivos podem ter consequências duradouras, embora diferentes do que você possa estar pensando.

Jogar no computador com ergonomia: seus filhos estão brincando com segurança?

Da próxima vez que você pedir a seu filho ou filha para desligar o Fortnite, dê uma olhada na postura dele – provavelmente não vai ser muito boa – e ouça quantas vezes aquele mouse clica por segundo.

Agora, antes de falarmos sobre postura, uma das coisas mais saudáveis ​​que os jogadores podem fazer é fazer pausas regulares nos movimentos. Levantar-se e mover-se, até mesmo fazer alguns alongamentos entre os jogos, ou pelo menos uma vez por hora.

O movimento ajuda a circulação, melhorando o tempo de reação. O que acontece não tem segredo: quando o corpo está menos estressado e mais confortável – o objetivo de jogar com ergonomia – o jogador terá um desempenho melhor. A postura tem um grande papel nisso.

Existem duas posições clássicas de jogo: recostado no sofá ou curvado para a frente na beirada de uma cadeira – e nenhuma das duas é boa. Neste artigo, vamos nos concentrar na segunda, que é preferida por quem gosta de jogar no computador.

A primeira coisa a analisar é a cadeira

O encosto de uma boa cadeira fornecerá suporte lombar, seguindo a curva natural das costas. A postura a ser mantida deve ser ereta, resistindo ao impulso de inclinar-se e arredondar os ombros para a frente.

É melhor usar cadeiras com encosto de cabeça, mantendo o pescoço e os ombros relaxados em uma postura neutra. Se você está pensando em comprar uma cadeira para jogos para seus filhos, verifique estas dicas antes de decidir.

Postura ergonômica para jogar no computador

O assento deve estar na altura dos joelhos, com os pés apoiados confortavelmente no chão. Em seguida, defina os apoios de braços para manter os cotovelos dobrados a 90 graus.

Em suma, uma boa cadeira suporta todas as partes do corpo. Exceto os pés, é claro, que devem estar apoiados em um apoio para os pés se não se sentarem confortavelmente no chão.

Forneça aos seus filhos um mousepad ergonômico e um apoio para antebraço. Isso mantém o pulso fora de extensão (inclinado em direção ao teto). Os pulsos dobrados colocam mais tensão na mão e nos dedos, o que significa o cansaço chega mais rápido e as chances de desenvolver uma lesão por esforço repetitivo, como a síndrome do túnel do carpo, aumentam.

O tamanho do mouse também é importante, especialmente se for usado por crianças. Usar um dispositivo do tamanho errado dia após dia coloca uma pressão extra nas mãos, dedos e pulsos. Alguns pesquisadores agora estão indicando três a quatro tamanhos de mouses diferentes para acomodar diferentes alturas e tipos de corpo.

Jogar no computador: como anda a postura dos seus filhos? 1
Posição apropriada das mãos e punhos

Então, pesquise por modelos e tamanhos que sejam adequados ao porte físico de seus filhos. Esses são detalhes que fazem muita diferença!

O teclado e o mouse devem estar posicionados de forma a manter os pulsos em posição neutra. Não se trata apenas de altura, mas também de distância do corpo. Ambos os dispositivos devem estar na zona de alcance principal. Esta é a área do computador que pode ser tocada e utilizada sem que seja necessário se mover, inclinar-se para a frente, esticar o braço ou sair de uma postura neutra.

Certifique-se de que o monitor do computador esteja a cerca de um braço de distância e que o centro da tela esteja ao nível dos olhos, facilitando a visualização de todos os cantos da tela sem torcer o pescoço.

Fale com seus filhos sobre jogar com ergonomia

Quando você conversa com seus filhos sobre a postura que eles adotam, eles podem dizer que se sentem bem e não precisam mudar nada.

Por algum tempo, eles provavelmente estarão certos. É possível jogar por anos antes de começar a sentir os sintomas. Mas, a essa altura, algum dano já foi feito.

Recentemente, os profissionais de eSports – torneios de jogos online – começaram a sofrer lesões que acabaram com sua carreira devido à má postura ou movimentos repetitivos.

Se os seus filhos querem jogar no computador ou em videogames, converse com eles sobre jogar com ergonomia – o que trará recompensas no longo prazo! E se diferentes membros da sua família usarem o mesmo computador e cadeira, certifique-se de que eles sabem como ajustá-los às alturas corretas.

Agora que você entende melhor sobre como deve ser a postura de seus filhos ao jogar, veja também como a configuração da tela deve ser para que cause o menor dano possível à visão – tanto para eles quanto para nós, que também utilizamos computadores!

Seus filhos costumam jogar? Quais más hábitos posturais você nota que eles tem? Comente abaixo para que possamos compartilhar mais algumas dicas!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco