Como estudar com eficiência: 25 dicas de ergonomia para alunos

Compartilhe este conteúdo:

como estudar com eficiência

Tempo de leitura estimado: 5-6 minutos

Não anda prestando atenção em sua postura? Veja todos os problemas que isso pode causar a você, agora e no futuro!

Talvez, você nunca tenha parado para se perguntar como estudar com eficiência, ou se você, como estudante, possui bons hábitos ergonômicos ao estudar.

Nossos hábitos físicos influenciam muito na absorção de novas informações enquanto nos dedicamos ao estudos, e existem várias dicas que podem te ajudar a evitar cair em maus hábitos posturais e sentir fadiga ao trabalhar em seu desktop ou notebook.

Vamos ver, a seguir, algumas delas, as quais podem facilmente ser aplicadas em seu dia a dia!

Como estudar com eficiência: a importância da ergonomia no computador

Um campo de estudo que se concentra em melhorar a disposição do local de trabalho e o design do produto, a ergonomia tenta reduzir a fadiga, a tensão e as lesões para que você possa trabalhar mantendo uma postura relaxada e confortável.

Embora você possa não estar ciente disso, sentar-se e trabalhar em um computador por muitas horas todos os dias tem um grande impacto em várias partes do seu corpo. Se você já sentiu aquela dor chata na parte inferior das costas, já entende o que queremos dizer.

Se estiver experimentando sintomas como desempenho reduzido, formigamento, dormência, fadiga muscular, dor e perda de sensibilidade, é hora de reconsiderar como você trabalha e estuda em seu computador. Primeiro, vamos dar uma olhada em alguns ferimentos comuns que você pode sofrer quando está trabalhando em seu notebook ou desktop:

Lesões e doenças comuns que os alunos on-line sustentam enquanto trabalham em um computador

Há uma série de lesões comuns que você pode sofrer ao usar um computador sem uma boa configuração ergonômica. As condições mais comuns que os alunos virtuais podem desenvolver estão relacionadas ao sistema musculoesquelético e à visão.

Problemas musculoesqueléticos

Seu sistema músculo-esquelético está relacionado aos componentes de sua estrutura interna – como ligamentos, tendões, músculos, ossos e articulações – que o ajudam a mover e apoiar seu corpo. Existem vários problemas musculoesqueléticos que frequentemente estão relacionados a questões ergonômicas. Eles incluem lesões de tendão, tensão muscular, síndrome do túnel do carpo e bursite.

Lesões de tendão
Quando você fere um tendão, você danifica ou irrita as fibras que conectam seus músculos aos ossos. Essas lesões acontecem mais comumente perto de suas articulações e abrangem:

  • Rupturas mínimas nos tecidos dentro e ao redor do tendão, causadas pelo uso excessivo;
  • Tensão muscular.

As tensões musculares geralmente são causadas pelo alongamento excessivo dos músculos e podem ter vários sintomas, incluindo:

Síndrome do túnel carpal
A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que envolve os nervos dos pulsos e faz com que sua mão sinta dor, fraqueza, formigamento ou dormência. A condição melhora com o repouso e, às vezes, com o uso de uma tala, embora em casos mais graves, a cirurgia possa ser necessária.

Bursite
A bursa é um pequeno saco de fluido que lubrifica e amortece uma área do corpo onde os tecidos se esfregam. Geralmente é causada por pressão repetida ou prolongada em uma bursa dentro do corpo ou pelo envolvimento em atividades que incluem movimentos articulares rápidos ou torção. Os sintomas incluem:

  • Problemas de visão

Muitos problemas oculares podem ocorrer por não ter seu espaço de trabalho configurado ergonomicamente correto, incluindo:

  • Dores de cabeça
  • Irritação ocular
  • Tensão ocular
  • Pálpebras vermelhas e inchadas
  • Olhos marejados
  • Visão dupla
  • Incapacidade de ver com clareza e focar

Ao buscar entender como estudar com eficiência, é preciso compreender que a visão é um dos pontos mais importantes. Se você estiver preocupado com qualquer problema de visão possivelmente relacionado ao uso do computador, reorganize seu escritório em casa e consulte seu oftalmologista se os sintomas persistirem.

Síndrome de Visão Computacional

Como estudar com eficiência: 25 dicas de ergonomia para alunos 1

Um distúrbio específico da visão que pode se desenvolver como resultado de um extenso trabalho com o computador em condições além das ideais é conhecido como Síndrome da Visão do Computador ou CVS. CVS é ​​um grupo de sintomas que você pode experimentar ao trabalhar em um computador por longos períodos de tempo.

Os sintomas mais comuns de CVS são dores de cabeça, fadiga ocular, olhos secos, visão turva e dores no ombro e pescoço. Iluminação insuficiente, postura de assento inadequada, brilho, distâncias de visualização inadequadas e problemas de visão não corrigidos são os culpados mais comuns para o desenvolvimento da síndrome.

Se você estiver enfrentando algum problema relacionado aos olhos, é fundamental que faça alterações.

25 dicas ergonômicas para usuários de computador

Com os riscos de desenvolver uma ou mais das condições acima conforme você completa seus estudos online, vamos dar uma olhada em 25 dicas ergonômicas sobre como estudar com eficiência no computador para ajudá-lo a se manter o mais saudável e confortável possível.

Seu Ambiente de Trabalho
Seu ambiente de trabalho deve ser um espaço dedicado ao estudo. Deve envolver mais do que uma área onde você passa horas a fio sentado no sofá ou deitado de bruços no chão. Um ambiente de estudo bem planejado e adequado mantém tudo em uma área e ajuda você a reter informações em um espaço dedicado, onde você vai exclusivamente para estudar.

Aqui estão várias dicas ergonômicas para o ambiente de estudo:

  1. Mantenha tudo o que você precisa por perto e ao alcance durante as sessões de estudo. Pegar itens repetidamente enquanto está sentado em sua estação de trabalho é uma maneira infalível de tensionar os músculos e se machucar.
  2. Para reduzir a tensão, use um apoio para antebraço para posicionar corretamente o mouse e o teclado, se estiver trabalhando em um desktop.
  3. Use um suporte de documentos que seja facilmente acessível e que esteja alinhado com a tela do seu computador. Isso o evitará de se dobrar e esticar para pegar e usar sua papelada.
  4. Certifique-se de que sua superfície de trabalho esteja completamente estável.
  5. Certifique-se de que não haja reflexos ou brilho no monitor, pois isso pode causar cansaço visual. Com o tempo, isso leva a olhos cansados ​​e fadiga geral, o que pode diminuir sua capacidade de aprender e estudar com eficácia.
  6. Configure o computador de acordo com as suas necessidades, lembrando-se de que você pode ajustar aspectos como cor, brilho, fonte e contraste de acordo com sua preferência e gosto.
  7. Certifique-se de que seu monitor esteja alinhado com o seu rosto para que você não precise se posicionar em posições desconfortáveis ​​para visualizá-lo. A melhor posição para evitar tensão é conseguir ver o monitor em um ângulo ligeiramente para baixo.
  8. Evite falar ao telefone segurando-o entre a orelha e o pescoço enquanto estiver trabalhando, pois isso só fará com que seu pescoço fique tenso. Usar a função viva-voz do celular ou telefone, ou um fone de ouvido, é uma opção muito melhor.
  9. Esteja ciente de que, embora eles sejam portáteis e práticos para trabalhar em movimento, o design de um notebook é um problema no sentido de que o teclado e a tela não estão separados. Quando você usa um notebook, é necessário dobrar o pescoço ou a cabeça para ver a tela ou usar a postura incorreta do pulso/mão enquanto usa o teclado.
  10. Use um mousepad ergonômico.

Como você pode ver, usar um notebook exclusivamente quando você tem muito o que estudar não é a melhor ideia. Considere comprar um teclado ou monitor externo para melhorar sua configuração.

Sua postura
É tentador cair no que inicialmente parece uma posição confortável quando você está trabalhando em sua tela, mas ter uma boa postura é fundamental para a ergonomia. Aqui estão algumas dicas relacionadas à postura:

  1. Preste atenção à sua postura em intervalos regulares quando estiver trabalhando ou estudando. É fácil deixar as coisas escaparem quando você está ocupado. De modo geral, suas costas devem estar retas e apoiadas. Suas pernas e cotovelos devem estar a 90 graus.
  2. Sente-se em uma cadeira que forneça um bom e sólido suporte para as costas e mantenha os pés apoiados no chão ou em um apoio para os pés. Isso ajudará a reduzir a pressão na região lombar.
  3. Ajuste a altura da cadeira, de modo que os joelhos fiquem no mesmo nível dos quadris. Se você não consegue colocar os pés no chão, use um apoio para os pés.
  4. Ajuste os apoios de braços da cadeira de escritório, de forma que os braços possam repousar suavemente sobre eles sem tensionar os ombros.
  5. Evite a tentação de apoiar o cotovelo na borda da mesa ou na superfície dela, pois isso acabará por causar desconforto.
  6. Não dobre ou torça seu pescoço ou tronco. É uma boa prática manter os itens usados ​​com frequência na sua frente, ao invés de ter que se contorcer em posições não naturais para alcançá-los.
  7. Mantenha os ombros relaxados e os cotovelos próximos aos lados, para não se esforçar de forma alguma.
  8. Certifique-se de que seus pulsos sejam mantidos em uma posição neutra ao usar o mouse, teclado ou calculadora. Utilize um quebra-quinas ergonômico na mesa para suavizar o impacto.

Ao trabalhar diretamente no computador, fique atento a essas dicas para aumentar seu conforto:

  1. Misture suas tarefas para que você não fique sentado na mesma posição por horas e fazendo os mesmos tipos de movimentos por períodos prolongados – colocando-se potencialmente em risco de síndrome do túnel do carpo.
  2. Não tensione as mãos ao digitar. Tente permanecer o mais relaxado possível.
  3. Evite segurar o mouse com muita força – sua mão deve estar relaxada o tempo todo, como se você estivesse digitando.
  4. Toque o teclado levemente em vez de martelar as teclas e possivelmente causar lesões por esforço repetitivo. Evite incomodar as pessoas ao redor e use um toque suave e leve ao digitar.
  5. Levante-se e ande de vez em quando. Seu corpo não foi projetado para ficar parado por longos períodos de cada vez. Experimente alguns exercícios leves de alongamento para livrar o corpo de qualquer tensão acumulada. Isso pode incluir:
  • Inclinar a cabeça para um lado, segurando e repetindo do outro lado;
  • Levando os ombros até as orelhas lentamente e segurando por alguns segundos;
  • Levante-se e estique os braços acima da cabeça o mais alto possível;
  • Segurando o braço esticado à sua frente, puxando sua mão para trás com a mão oposta, antes de puxar para baixo – mantenha esta posição por alguns segundos e repita com a outra mão.
  1. De vez em quando, também descanse seus olhos. Entre 50 a 90% dos usuários de computador apresentam sintomas da síndrome da visão do computador, como visão dupla, visão turva, fadiga ocular, irritação ocular ou olhos secos em algum estágio de suas vidas. Para ajudar a aliviar a fadiga ocular, é recomendado seguir a regra 20-20-20. Para cada 20 minutos de trabalho, você deve fazer uma pausa de 20 segundos para olhar algo a 6 metros de distância.
  2. Evite o cansaço e cuide do seu corpo quando não estiver estudando no computador. Desfrute de uma boa noite de sono todas as noites e tenha uma dieta balanceada. Participe de exercícios regulares para corrigir o funcionamento de seu corpo e cérebro.

Coloque nossas dicas ergonômicas em prática para seus estudos online
Para entender como estudar com eficiência, também é preciso lembrar-se de que um arranjo de espaço de trabalho ou postura recomendada não será o adequado para todos. É bom testar o que funciona melhor para você, mas dicas ergonômicas básicas podem ajudá-lo a proteger seu corpo de danos durante os estudos.

Se você está atualmente trabalhando com a dor de uma lesão que sofreu por causa de uma configuração ergonômica ruim ou hábito de teclado incorreto, reserve um tempo para curar. Evite quaisquer ações ou movimentos repetitivos que possam piorar a sua dor.

Seu foco é a dor nos olhos? Neste artigo, ajudamos você a corrigir o que pode estar causando seus problemas!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco