Desconforto visual: 11 dicas para cuidar de seus olhos enquanto joga

Compartilhe este conteúdo:

Desconforto visual: 11 dicas para cuidar de seus olhos enquanto joga 1

Tempo de leitura: 3-4 minutos

Você já foi forçado a sair de um jogo ou parar de jogar por completo por causa do desconforto visual enquanto se diverte? Problemas comuns para quem costuma jogar com grande frequência incluem olhos secos, dor de cabeça, visão turva, dor no pescoço e nos ombros, olhos cansados, olhos vermelhos, sensibilidade à luz e olhos inquietos.

Esteja você jogando em uma TV, computador, telefone ou tablet, seu jogo nunca deve parar por causa da dor e do esforço.

As telas digitais usam luz azul, uma luz HEV (alta energia visível, e português), que viaja em comprimentos de onda curtos, mas emite uma alta energia. A luz HEV penetra profundamente no olho e pode, portanto, não só gerar desconforto visual, mas também resultar em danos à retina e supressão da liberação natural de melatonina, perturbando os padrões normais de sono.

Desconforto visual: 11 dicas para cuidar de seus olhos enquanto joga 2

Quando olhamos para algo, a luz atinge os fotorreceptores na retina e envia um sinal ao cérebro (os fotorreceptores são células que nos permitem ver detalhes pequenos e cores).

O cérebro, então, converte essa luz na imagem que vemos. Como a luz HEV penetra tão profundamente, além do desconforto visual, é possível que ocasione danos à retina, podendo causar a deterioração de nossos fotorreceptores com o tempo.

A melatonina é uma substância química liberada pelo cérebro que diz ao corpo quando dormir e, portanto, mais melatonina é liberada à noite. A luz HEV afeta os padrões de sono, atrasando e diminuindo a liberação de melatonina.

Como resultado, usar telas antes de dormir pode dificultar o adormecimento. Além disso, dormir em um quarto com TV ligada pode causar distúrbios do sono devido ao atraso na liberação de melatonina.

Mas não se preocupe. Você ainda pode jogar da forma que preferir, utilizando um PC, console ou celular, e diminuir o desconforto visual atendo-se à melhores hábitos de tela e práticas recomendadas que reduzem os efeitos colaterais negativos das telas iluminadas por HEV.

Para reduzir o desconforto visual:

1- Use óculos com lentes amarelas quanto utilizar o computador ou quando for jogar. Essas lentes possuem propriedades anti-reflexivas, além de recursos de filtragem de luz azul que impedem que ela penetre muito profundamente nos olhos. Em particular, esses óculos são conhecidos por minimizar os efeitos colaterais do HEV que atrasam a liberação de melatonina.

2- Mantenha as telas no nível dos olhos para manter os olhos, os ombros e o pescoço relaxados. Seus olhos devem estar no 1/3 superior da tela. Monte sua TV ou computador na parede ou obtenha um suporte para levantar as telas.

desconforto visual tela

3- Traga o telefone até os olhos, em vez de levar os olhos até o telefone. Olhar para o telefone exerce uma grande força sobre o pescoço. Conforme você inclina a cabeça para a frente, o ângulo aumenta e mais peso precisa ser suportado pelos pequenos músculos do pescoço para manter a cabeça nessa posição.

4- Crie contraste de iluminação, focalizando luzes em intensidades diferentes em direções específicas.

5- Use as luzes de tarefas para focar a luz externa de maneira eficaz em torno das telas. Luzes de tarefas são luzes para fins específicos (como uma lâmpada de mesa), que ajudam a reduzir o cansaço visual e outros problemas visuais, como visão embaçada e dores de cabeça. As luzes de tarefa LED (diodos emissores de luz) são mais confortáveis ​​e seguras na retina.

6- Coloque uma luz de fundo atrás de você, em vez de diretamente sobre onde você está sentado. As luzes de fundo suaves evitam o brilho e fornecem contraste suficiente para relaxar os olhos e diminuir o desconforto visual.

7- Reduza o brilho da tela, especialmente se você estiver em uma sala mais escura. Seus olhos ficarão mais relaxados se puderem alternar entre a tela e o mundo ao redor sem ter que se ajustar a diferenças extremas de intensidade. O menor brilho da tela também conserva a vida útil da bateria em telefones e tablets!

8- Pisque toda vez que você clicar (ou escolha uma ação no jogo, como sempre que usar uma habilidade, se o jogo depender muito do clique). Piscar é a defesa de seus olhos contra a secura. Em média, você deve piscar 12 vezes por minuto, como regra geral, para evitar desconforto visual.

9- Ajuste as configurações de zoom e tamanho da fonte para ajudá-lo a ver a tela melhor sem ter que se aproximar. Os comprimentos de onda curtos da luz HEV tornam-se menos intensos se você estiver mais longe da fonte da tela. Cuide, também, com a distância e altura da tela, assim como a posição em que costuma descansar o antebraço para utilizar o mouse.

10- Siga a regra 20-6-20: a cada 20 minutos, olhe a 6 metros de distância por 20 segundos. Seus olhos vão adorar a oportunidade de relaxar e se refrescar. Se parecer impossível desviar o olhar com tanta frequência, pare de olhar para a tela a cada 2 horas, no mínimo.

11- Não jogue no escuro! O contraste entre a luz da tela e o ambiente ao seu redor fica muito grande, o que aumenta muito o desconforto visual. Cada vez que a intensidade da luz da tela muda, seus olhos precisam se ajustar ao novo nível de iluminação. Isso é semelhante ao período de ajuste necessário de quando, em um dis ensolarado, você está debaixo do sol e entra em um cômodo.

Sabemos que você adora jogar, mas sua diversão não deve ter um custo. Com alguns truques simples, você pode ajudar a reduzir os efeitos negativos da luz HEV e voltar ao que realmente importa – obter um highscore.

Está trabalhando de casa? Veja nossas dicas para trabalhar no sofá com mais conforto!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco