Televendas em casa: como ter conforto no home office

Compartilhe este conteúdo:

Televendas em casa: como ter conforto no home office 1

Tempo de leitura: 5-6 minutos

Passa horas na frente do computador? Veja como diminuir o desconforto visual

Trabalhar com televendas em casa pode ser novidade, mas o conceito de home office não é nenhum fenômeno novo. A pandemia COVID-19 o tornou um requisito não planejado para muitos profissionais de escritório, como operadores de televendas ou telemarketing.

Mesmo com o recuo da crise do coronavírus, muitos empregadores acabaram por descobrir que não precisam de grandes escritórios, e muitos funcionários perceberam que não precisam estar no escritório todos os dias ou passar horas se deslocando.

Apesar do home office ter sido bem recebido pela maioria, o problema é que muitas pessoas criaram escritórios domésticos improvisados para a pandemia que não funcionam bem a longo prazo.

Além de ter o equipamento certo para suas televendas em casa, a configuração física – a ergonomia do espaço de trabalho – é crítica, especialmente para evitar lesões por esforço repetitivo que uma configuração incorreta pode causar.

Criando um espaço adequado para trabalhar com televendas em casa

O ideal é que um escritório doméstico de longo prazo seja um espaço separado em sua casa, devidamente equipado para o trabalho. Faça o máximo que puder para criar um espaço de trabalho seguro e eficaz a longo prazo.

Um espaço dedicado

Idealmente, você usaria uma pequena sala que pudesse conter uma mesa e equipamentos de informática e cuja porta pudesse ser fechada para a necessidade essencial de separar a vida profissional da vida doméstica.

A maioria das pessoas não tem espaço livre, mas muitas podem converter um quarto de hóspedes em um espaço de dupla finalidade: um escritório na maioria das vezes e um quarto de hóspedes quando chegam visitas. Uma varanda fechada ou uma grande lavanderia também podem ser utilizados, caso não haja outro espaço disponível para efetuar suas televendas em casa.

Altura de trabalho adequada
Seu espaço precisa de uma escrivaninha ou mesa que esteja na altura de trabalho. Pessoas altas se dão melhor com uma altura mais alta, e pessoas baixas se dão melhor com uma altura mais baixa. Muitas escrivaninhas e mesas têm altura ajustável, geralmente nos pés.

Televendas em casa: como ter conforto no home office 2

Você sabe que sua superfície de trabalho está na altura correta se, ao sentar-se ereto, seus antebraços estiverem paralelos ao solo e seu pulso não estiver dobrado para cima ou para baixo ao digitar ou usar o mouse.

A superfície superior de seu pulso deve estar essencialmente no mesmo plano que a parte superior de seu antebraço, com os dedos pendurados ligeiramente para baixo em direção ao teclado. Flexionar os pulsos por períodos prolongados é uma maneira fácil de causar lesões.

Existem meios de garantir que seus braços e punhos estarão na posição adequada, e utilizar um apoio para antebraço e um mousepad ergonômico irão te ajudar a ajustar melhor seu corpo para o dia de trabalho. Outra boa ideia é utilizar um apoio para teclado, que auxilia no conforto dos seus antebraços enquanto digita e corrige a angulação de seus braços e punhos.

Televendas em casa: como ter conforto no home office 3
Apoio para antebraço Casa da Ergonomia

Altura adequada do monitor
Compre um monitor grande (talvez dois) para trabalhar com televendas em casa – exatamente como faria no escritório corporativo. Evite os monitores muito simples, se possível, pois eles podem causar fadiga ocular devido ao uso prolongado e à resolução mais baixa, causando maior distorção.

Para garantir que seu monitor – ou notebook – estão na altura certa para você, faça uso de um suporte para notebook ergonômio caso trabalhe com um, ou utilize um suporte para monitor.

As resoluções de tela podem parecer uma sopa de letrinhas, mas procure qualquer um dos seguintes para obter a maior nitidez desejada: QWXGA, QHD, WQHD ou 4K UHD. Observe também que o conector de vídeo pode limitar a resolução da tela.

O monitor deve estar alinhado de forma que, se você olhar para frente quando estiver sentado, seus olhos fiquem a uma altura de 25% a 30% abaixo do topo da tela. Dessa forma, você mantém os ombros nivelados e não curva as costas – duas maneiras fáceis de causar lesões.

Dica: certifique-se de medir a altura desejada do monitor a partir da superfície de trabalho, para saber quanto de elevação você precisa entre a superfície de trabalho e o suporte do monitor para alinhar ou chegar a 25% a 30% acima do nível dos olhos.

Televendas em casa: como ter conforto no home office 4

Uma boa cadeira
Existem muitas cadeiras nada adequadas por aí que podem causar dores devido ao uso prolongado do computador. Cadeiras de jantar e poltronas, por exemplo, raramente estão na altura certa e nem sempre incentivam a postura ereta necessária ao se trabalhar com televendas em casa.

Se você puder, compre uma cadeira de escritório profissional ajustável, onde você pode definir um ajuste preciso para seu corpo e espaço de trabalho. Oideal é testá-las pessoalmente, se possível, já que você não consegue distinguir por uma imagem em um site.

Certifique-se de obter um com altura ajustável, com rolagem, que forneça suporte lombar e, de preferência, tenha inclinação do assento ajustável, altura do braço e posição lateral do braço.

Boa iluminação
É muito fácil subestimar os efeitos do seu ambiente de trabalho em sua capacidade de trabalhar. A iluminação é, muitas vezes, uma área em que as pessoas não pensam. O ideal é que você tenha luz indireta suficiente para iluminar sua área de trabalho, para que possa ler papéis e ver objetos físicos com facilidade. A iluminação suspensa é geralmente melhor, como a de uma lâmpada de teto.

Iluminação indireta significa luzes que não estão em seu campo de visão direto ou refletindo em seu monitor. Por exemplo, uma janela externa atrás ou ao lado de sua mesa pode criar reflexo na tela do monitor quando o sol está brilhando. A luz natural é bastante agradável, mas difunda-a com persianas ou cortinas para que não crie brilho.

Da mesma forma, certifique-se de que o brilho do monitor não esteja muito escuro ou muito claro, pois ambos podem causar fadiga ocular. “Muito escuro” e “muito claro” são subjetivos, é claro, mas uma boa regra prática é que a intensidade da iluminação do monitor deve ser um pouco mais clara do que a iluminação ambiente e que a iluminação ambiente deve ser suficiente para ler documentos em papel sem luz adicional.

Outros equipamentos
Especialmente para quem trabalha com televendas em casa, é necessário investir em um headset ou fone de ouvido para que possa efetuar ligações com menos ruído entrando em sua casa, onde outras pessoas estão trabalhando, dormindo, tendo aulas e assim por diante. Os ruídos concorrentes tornam mais difícil o trabalho.

televendas em casa

E definitivamente não coloque um telefone de mesa ou celular no pescoço! Essa é uma ótima maneira de tensionar um nervo ou causar tensão muscular. Se você usa um telefone de mesa tradicional para suas ligações de televendas em casa, adquira um fone de ouvido projetado para ele e um adaptador para que também possa conectar o plug do fone de ouvido de ao conector de áudio do computador.

Falando nisso, certifique-se de que seu computador e monitor suportem áudio bidirecional (microfone e fone de ouvido), não apenas saída de áudio.

Você pode usar fones de ouvido com ou sem fio em vez de um fone de ouvido, mas a variedade intra-auricular pode ser desconfortável e até dolorosa com o uso de longo prazo para muitas pessoas.

Colocando em prática
Agora que você viu o quanto é importante ser capaz de efetuar televendas em casa com toda a ergonomia e conforto possíveis, que tal começar a configurar – ou reconfigurar – seu home office seguindo nossas dicas?

E não se esqueça de também aplicar nossos outros conselhos para trabalhadores remotos!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco