Home office: Como trabalhar no sofá com mais conforto

Compartilhe este conteúdo:

Home office: Como trabalhar no sofá com mais conforto 1

Tempo estimado de leitura: 4-5 minutos

Veja também nossas dicas essenciais de ergonomia para home office

A necessidade repentina de trabalharmos via home office pegou muitos profissionais desprevenidos. É provável você ande trabalhando no sofá enquanto equilibra o notebook e uma xícara de café, e embora saiba que não é a melhor opção, ela pode ser sua melhor alternativa perante o clima atual.

Portanto, faremos o possível para fornecer algumas sugestões sobre como você pode trabalhar no sofá e minimizar o risco para as suas costas.

Enquanto sentar no sofá pode inicialmente ser confortável, seu corpo logo irá começar a sentir as desvantagens da posição.

Como trabalhar no sofá: ajude seu corpo

Se você tem uma mesa em casa onde possa trabalhar, troque as posições para que você se sente por algum tempo à mesa e parte do tempo no sofá.

A maioria deles é mais baixa do que uma cadeira padrão, portanto, quando você se senta, seus quadris ficam mais baixos do que os joelhos. Para ajudar a neutralizar isso, sente-se em uma almofada e tente levantar um pouco os quadris.

Se você está sentindo dores no nervo ciático ao trabalhar no sofá, a almofada também irá ajudar, basta posicioná-la de modo que suas costas possam ficar mais elevadas que suas pernas.

No geral, o jeito correto de sentar-se se você sofre de dores no nervo ciático é este:

Home office: Como trabalhar no sofá com mais conforto 2


Pare de estender os braços para usar seu notebook na mesa de centro. Em termos de crimes ergonômicos, este é um dos grandes. O esforço que a parte inferior das costas precisará fazer é grande, e fará com que você procure os analgésicos sem demora.

O certo a fazer é utilizar um suporte para notebook.

Traga o notebook até você e equilibre-o sobre uma almofada, se necessário (mas cuidado para o notebook não superaquecer).

Mova-se regularmente

Esta não é uma posição para trabalhar no sofá despreocupado durante horas. Se você vai se sentar no sofá, precisa fazer intervalos muito regulares (sugerimos a cada 20-30 minutos). A regra básica é: se dói quando você se levanta, você ficou muito tempo sentado.

Portanto, reduza o tempo entre o trabalho e o próximo intervalo. As pausas não precisam ser tão longas, e uma parada rápida enquanto caminha ao redor da sala já irão ajudar.

Recline-se

Outra ótima maneira de aproveitar seu tempo ao trabalhar no sofá é usar todo o comprimento dele (se não tiver que compartilhá-lo) e reclinar-se contra um apoio de braço. Na maioria dos sofás, no entanto, o apoio de braço cria um suporte muito vertical para ser encostado diretamente e arredondará sua coluna.

Em vez disso, você precisará criar uma inclinação suave com almofadas, preenchendo o canto do sofá e o espaço sob o final de sua coluna. Isso criará um ponto macio para você reclinar até a metade.

Home office: Como trabalhar no sofá com mais conforto 3

Para obter a forma correta, certifique-se de que haja uma saliência suficiente para permitir que seu traseiro fique atrás de você, preservando o fim da coluna, e que a inclinação que você cria apóia seus ombros, bem como sua cabeça, para que sua postura não fique arredondada a ponto de sua cabeça muito à frente de seu corpo enquanto se reclina.

Você também pode reclinar-se de lado, contanto que tenha apoio suficiente sob a cintura, ombro e cabeça para manter a coluna reta e relaxada.

A melhor posição para trabalhar no sofá

Trabalhar no sofá corretamente

Aqui, o corpo está em perfeito alinhamento: a cabeça alinhada com os ombros e a coluna e os quadris em posição neutra. Embora essa seja uma postura ideal para sentar, mantê-la por um longo tempo acabará causando desconforto, simplesmente porque o corpo foi projetado para se mover.

Para evitar isso, repetimos nossa dica de levantar e caminhar de vez em quando, evitando que você acabe se rendendo à algumas das posições comuns que podem causar dor ao longo do tempo.

Felizmente, a maioria dos casos de dor nas costas pode ser tratada em casa com alívio da dor, terapia com gelo e calor e exercícios suaves. Você deve manter as costas móveis sem agravar muito os músculos ou ligamentos afetados.

Mas, embora a dor nas costas geralmente não seja grave, é importante estar ciente dos sintomas que podem indicar que você tem mais do que uma pequena distensão. Consulte seu médico se sua dor nas costas estiver afetando sua vida diária, impedindo você de realizar algumas atividades.

Busque ser cuidadoso e levar em consideração o tempo que você permanece sentado. Além do trabalho, também passamos bastante tempo no sofá fazendo outras atividades, como vendo TV, lendo um livro ou mexendo no celular, e todo esse tempo acumula.

Portanto, preste atenção aos sinais que seu corpo te dá e busque ajustá-lo de acordo.

Aproveite para ver quais alongamentos irão ajudar seu corpo após tanto tempo sentado.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco