5 motivos para apostar em ergonomia no escritório

Compartilhe este conteúdo:

ergonomia no escritório

Tempo estimado de leitura: 5-6 minutos

Aprenda aqui como se alongar durante o dia para reduzir as dores de ficar horas sentado!

Você já ouviu falar em ergonomia no escritório? Apesar de ter se tornado um assunto relativamente comum para muitos trabalhadores, muitos deles ainda não trabalham de forma ergonômica.

O escritório moderno é dinâmico e requer melhorias constantes. Quando se trata de criar condições propícias para os trabalhadores, a maioria dos empresários pensa em ouvir os problemas dos funcionários, flexibilidade de trabalho, remuneração adequada e oportunidades de crescimento na carreira. Poucos pensam na contribuição que a ergonomia do local de trabalho tem na produtividade de seus colaboradores.

Com os trabalhadores retornando pouco a pouco aos escritórios e empresas, se você ainda não adequou o local para que eles possam produzir com o máximo de conforto e o mínimo de distrações, veja em nossas dicas abaixo porquê deveria!

Por quê apostar na ergonomia no escritório?

Ergonomia é a arte de projetar o local de trabalho levando em consideração as limitações e habilidades dos trabalhadores. As práticas ergonômicas no local de trabalho otimizam as interações dos funcionários e tornam o desempenho das tarefas fácil e eficiente. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a ergonomia aumenta a produtividade:

Estações de trabalho ergonômicas ajudam a reduzir o risco de lesões

Uma das maiores ameaças à produtividade no local de trabalho é o aumento dos acidentes de trabalho, ocasionando um aumento no número de funcionários ausentes. Surpreendentemente, a maioria dos acidentes não resulta do levantamento de objetos pesados ​​ou escorregões e quedas, mas sim do esforço que advém de trabalhos ou posturas repetitivas.

A razão pela qual as lesões por esforços repetitivos não são notadas rapidamente é que elas se desenvolvem com o tempo. Na mesma linha, demoram a tratar, o que provoca um afastamento prolongado dos colaboradores. Isso não só rouba do negócio uma força de trabalho valiosa, mas também muito dinheiro em pedidos de indenização. As empresas podem lidar com o problema oferecendo estações de trabalho confortáveis ​​que promovem posturas saudáveis ​​e luz suficiente, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o estresse e facilita o bom desempenho.

Reduzir as horas em pé reduz problemas de pés e costas

As mesas em pé se tornaram uma tendência em muitos locais de trabalho. A maioria das pessoas acredita que ficar em pé por longas horas pode ajudar a manter a forma como parte de uma rotina de exercícios. No entanto, ficar em pé por longos períodos no trabalho costuma ser contraproducente. A maioria dos funcionários acaba com dores nas costas e no calcanhar.

5 motivos para apostar em ergonomia no escritório 1

Você pode otimizar a produtividade reduzindo o número de horas que os membros da equipe permanecem em pé. As mesas em pé devem ser complementadas com estações de trabalho padrão. Você também pode redesenhar os locais de trabalho onde os membros da equipe atendem os clientes enquanto estão sentados. Ao seguir essas etapas e gerar mais ergonomia no escritório, problemas comuns nos pés podem ser evitados. Uma boa dica é fornecer aos seus funcionários um apoio para pés ergonômico.

Funcionários que usam equipamentos ergonômicos cometem menos erros

Os colaboradores que produzem em estações de trabalho ergonômicas se concentram melhor no que estão fazendo. Em contraste, os funcionários que se sentem desconfortáveis ​​tendem a se distrair do trabalho pelo desconforto e acabam cometendo erros que de outra forma não teriam cometido. Isso é muito importante, especialmente quando os trabalhadores realizam trabalhos fisicamente exigentes ou operam máquinas.

Erros simples durante a operação de máquinas podem levar ao desperdício de matéria-prima ou ferimentos graves. Por outro lado, erros de cálculos, medições e outras atividades industriais podem prejudicar a qualidade dos produtos. Para criar ergonomia no escritório e no trabalho e evitar essas situações, pesquise as melhores posturas ou posições sentadas para seus trabalhadores e invista em móveis e equipamentos ergonômicos, como um suporte para monitor ou para notebook.

Trabalhadores confortáveis ​​têm mais energia, portanto trabalham melhor

A maioria dos trabalhadores que adoece por desconforto geralmente começa reclamando de cansaço e dores musculares. Isso os torna menos capazes de realizar suas tarefas com rapidez e eficiência. O problema se deteriora com o tempo até que eles sejam incapazes de trabalhar. Eles são então forçados a fazer pausas frequentes para se deitar e se alongar para aliviar dores e tensões musculares.

A dor física não afeta apenas a produção corporal, mas também a energia mental. Se torna difícil encontrar inspiração ou pensar sobre os desafios no trabalho. Também se torna difícil ter ideias inovadoras. Percebe como a falta de ergonomia no escritório afeta o colaborador de diversas formas?

Um local de trabalho projetado ergonomicamente mostra que você se preocupa com o bem-estar dos funcionários

Melhorias positivas no design do local e da ergonomia no escritório mostram que você se preocupa com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Um mero pensamento de que o empregador se preocupa com eles pode ter um impacto profundo na motivação e produtividade. Na verdade, uma das formas de motivar os trabalhadores é mostrar a eles que você se importa.

Existe uma forte conexão entre ergonomia no escritório e produtividade. Se você está procurando maneiras de motivar seus funcionários a trabalhar mais e melhor, considere redesenhar o local de trabalho para se tornar mais confortável e melhorar as interações entre os trabalhadores. Reduza acidentes e fadiga e crie um ambiente propício para os trabalhadores se concentrarem no que estão fazendo. Se você não tiver dinheiro suficiente para uma reforma, poderá redesenhar gradualmente o local de trabalho em partes, até que tudo seja transformado.

Dividindo seu tempo entre o escritório e home office? Não perca nossas dicas de como trabalhar melhor de casa!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco