Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade

Compartilhe este conteúdo:

conforto no trabalho

O conforto no trabalho é algo que está cada vez mais em pauta no mundo corporativo. Mesmo que a trajetória global de trabalho remoto e freelancing esteja aumentando constantemente, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de investir em espaços que promovam a produtividade e o bem-estar de seus funcionários. Apesar do persistente debate sobre a utilização de robôs que podem substituir alguns tipos de tarefas, os trabalhos de escritório não irão desaparecer nem a curto ou médio prazo.

Assim, é necessário pensar sobre como você pode ajudar seus funcionários a trabalhar melhor, mais rápido ou com mais eficiência e como promover esse conforto no trabalho. Uma pergunta que membros da gerência devem se perguntar quando se trata da motivação dos funcionários é: “Meus funcionários estão confortáveis no local de trabalho?”. Também é importante notar que o conforto no escritório pode ser mental ou físico. Hoje, iremos analisar os dois aspectos, que são tão importantes sozinhos quanto para complementar um ao outro.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 1

1. Suar é tão ruim quanto congelar

Por alguma razão, esse é um assunto frequentemente negligenciado em um escritório. Talvez seja porque muitas empresas alugam seu espaço de trabalho e querem manter os custos baixos, ou sintam que é muito difícil manter todos confortáveis. Porém, se um escritório se aproximar de uma temperatura desconfortável, os funcionários irão tentar se acostumar contra sua vontade. Se for muito quente, eles ficarão desconfortáveis e incomodados, e o mesmo irá acontecer se for muito frio. De qualquer forma, eles não estão produzindo apropriadamente porque algo (custo, conveniência…) está sendo priorizado à frente do conforto no trabalho de seus funcionários.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 2

2. Por que ainda discutimos a iluminação fluorescente?

Quantos estudos temos que ler sobre o dano que a iluminação fluorescente pode causar aos nossos olhos antes de começarmos a exigir o melhor para nós mesmos? Se o seu escritório é iluminado principalmente por luzes fluorescentes, considere alterá-lo. Sim, pode ser complicado, especialmente em grandes áreas compartilhadas, mas você deve lembrar de que é nestas grandes áreas comuns onde há um grupo de pessoas trabalhando para você, e cada minuto que eles gastam sob uma iluminação inadequada é outro minuto em que cansam seus olhos. Você quer que seus funcionários sejam capazes de se concentrar, porém, mantendo-os em uma iluminação disruptiva, você só estará garantindo que, no nível mais literal, eles não possam.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 3

A produtividade do escritório aumenta se os seus colaboradores puderem enxergar sem esforço, e o conforto no trabalho pode surgir de diversas maneiras diferentes.

3. Ergonomia: Uma palavra que precisa ser mais conhecida

É surpreendente a frequência com que são feitas reclamações sobre a quantidade de tempo que os funcionários passam longe de suas mesas vindas de pessoas sentadas em suas cadeiras “presidentes”. Quando questionados, essas mesmas pessoas se levantam de suas cadeiras super confortáveis, andam em torno de suas mesas enormes e começam a falar sobre preguiça ou improdutividade. O fato é que todas as pessoas gostam de estar confortáveis (e isso não é nenhuma surpresa). Se estiverem confortáveis em suas mesas, passarão mais tempo nelas, aumentando, como consequência, a produtividade. Se você fornecer um mobiliário decente e ergonômico para sentar e trabalhar, essas despesas adicionais se pagam com o aumento da produtividade.

Mostre aos seus funcionários que você se importa com o conforto deles e eles encontrarão maneiras de retribuir os seus esforços e fazer valer o investimento.

Confira os Suportes Office aqui

4. Conforto no trabalho: O aspecto mental também entra em jogo

Produtividade no escritório é mais do que estar sempre de olho em como os seus funcionários utilizam o tempo de trabalho. Isso também faz parte, é claro, mas é por isso que existem softwares de gerenciamento de projetos. Porém, se você quiser fazer “vista grossa” o tempo todo, é importante considerar o conforto dos seus colaboradores.

Em um estudo focado nos impactos gerados pelo conforto dos funcionários, foi descoberto que 80% dos trabalhadores preferem trabalhar em uma estação de trabalho ajustável, que permita que eles possam sentar e ficar de pé durante o dia, nem sempre no mesmo lugar.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 4

“Descobrimos que os funcionários que trabalham no computador e que possuem acesso a locais ajustáveis de trabalho também demonstraram menos desconforto musculoesquelético na parte superior do corpo, taxas menores de desconforto durante a tarde e níveis mais expressivos de produtividade”, disse o professor Alan Hedge, Diretor do Laboratório de Ergonomia e Fatores Humanos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 5

Outros estudos também indicaram que a postura no trabalho pode afetar a produtividade do trabalhador. Para os usuários de computador, conforme Hedge mencionou em entrevista ao The Ergonomics Report, que muitas vezes ficam numa posição limitada devido à natureza imóvel das próprias máquinas, melhorar a postura por meio de uma estação de trabalho mais ergonômica ou uma cadeira ou simplesmente levantar e se mover pelo ambiente pode causar um grande impacto em sua produtividade.

Por quê? “O computador não possui um design ergonômico. Você precisa colocá-lo em algo para poder utilizar. Se ele for colocado em um lugar impróprio, você vai usá-lo em um lugar impróprio”.

No Japão, a empresa Itoki Corp. instalou uma sala de meditação completa com equipamentos de som e iluminação em seu escritório em Tóquio. Durante a semana, são feitas seções de meditação e yoga para equilibrar a saúde mental e controlar o estresse e a ansiedade.

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 6
Sala de meditação da Itoki Corp., no Japão | Foto: Masumi Koizumi, Japan Times

Os escritórios da empresa, que recentemente passaram por renovações em sua estrutura e layout para melhor acomodar o dia a dia de seus funcionários, foram projetados pensando no conforto no trabalho e bem estar de quem passa dias inteiros utilizando suas dependências.

Um dos funcionários do departamento de Planejamento de Vendas da empresa disse: “Posso me concentrar melhor em cada tarefa porque sou capaz de escolher meu espaço de trabalho dependendo do tipo de atividade que preciso fazer.”

Conforto no Trabalho: 4 Dicas Para Aumentar a Produtividade 7

O fato de que funcionários engajados com seu trabalho também são mais produtivos faz sentido, e esta lógica tem sido sustentada por muitos anos por uma grande quantidade de dados sobre a satisfação dos funcionários.

Encontrar maneiras de melhor acomodar os seus colaboradores é simples. Você pode começar fazendo pequenos ajustes, medir a produtividade e satisfação de sua equipe, e então partir para mudanças mais expressivas.

Investir no bem estar físico e mental de seu time para que encontrem conforto no trabalho não é só se importar com as pessoas que trabalham com você, como também se importar com a qualidade do trabalho que produzem e com o futuro de sua empresa.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco