Trabalho com ergonomia: tudo que você precisa para começar

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trabalho com ergonomia

Tempo estimado de leitura: 3-4 minutos

Complemente este guia com nossas dicas pensadas especialmente para quem trabalha via home office!

Um espaço de trabalho confortável pode não apenas te ajudar a se sentir melhor, como também melhora sua produtividade e sua rotina profissional.

Renove sua área de trabalho sentado com nosso guia de ergonomia, quer você trabalhe de casa ou no escritório!

Trabalho com ergonomia: o que devo buscar?

Se você se senta atrás de uma mesa por horas seguidas, não está necessariamente condenado a uma carreira com dores no pescoço e nas costas ou pulsos e dedos doloridos. O trabalho com ergonomia adequada – incluindo a altura correta da cadeira, espaçamento otimizado do equipamento e boa postura na mesa – pode ajudar você e suas articulações a ficarem confortáveis ​​no trabalho.

Existem diversas ferramentas que poderão auxiliar em seu trabalho com ergonomia e, para começar, sugerimos investir em:

Cadeira

Escolha uma cadeira que suporte as curvas da coluna. Ajuste a altura da cadeira de modo que seus pés repousem totalmente no chão ou em um apoio para os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão. Ajuste o apoio de antebraço de forma que descanse suavemente sobre ele e o ombro fique relaxado.

A utilização do Apoio para Pés Ergonômico é ideal para realizar a adequação da posição das pernas, pés e região lombar enquanto sentado em frente a estação de trabalho. Com a utilização do apoio, o ângulo de posicionamento das pernas, pés e lombar são corrigidos para os níveis corretos, mantendo sua postura em 90º, facilitando a circulação sanguínea dos membros inferiores e evitando fadiga muscular e micro-lesões devido ao mal posicionamento.

Já o apoio para antebraço possibilita o posicionamento correto dos antebraços em mesas com espaço limitado.

Caso os antebraços estejam mal posicionados e no ângulo incorreto na mesa (muitas vezes sendo ‘forçado’ contra a quina da mesa), a circulação sanguínea da região é prejudicada, os tendões sofrem pressão, seu punho fica tensionado e os ombros ficam mal posicionados devido ao esforço exercido.

Objetos-chave

Mantenha os principais objetos – como telefone, grampeador ou materiais impressos – perto do corpo para minimizar o alcance. Levante-se para alcançar qualquer coisa que não possa ser alcançada confortavelmente enquanto está sentado.

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Teclado e mouse

Coloque o mouse em local de fácil acesso, utilizando um mousepad ergonômico, e na mesma superfície do teclado.
Utilize, também, um apoio ergonômico para teclado, que corrige a angulação de seus braços/punhos deixando-os na posição correta e ergonômica, prevenindo Lesões causadas por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além de dores e fadiga que podem surgir ao longo do dia utilizando o teclado.

Lembramos que um trabalho com ergonomia ajuda a evitar, principalmente, estes problemas, que acometem grande parte daqueles que trabalham sentados durante horas!

Ao digitar ou usar o mouse, mantenha os pulsos retos, os braços próximos ao corpo e as mãos na altura dos cotovelos ou um pouco abaixo. Use os atalhos do teclado para reduzir o uso prolongado do mouse. Se possível, ajuste a sensibilidade do mouse para que você possa usar um leve toque para operá-lo. Alterne a mão que você usa para operar o mouse movendo o mouse para o outro lado do teclado.

Mesa

Sob a mesa, certifique-se de que haja espaço para os joelhos, coxas e pés. Se a mesa for muito baixa e não puder ser ajustada, coloque placas ou blocos resistentes sob as pernas da mesa. Se a mesa for muito alta e não puder ser ajustada, levante a cadeira.
Use um apoio para os pés para apoiar os pés conforme necessário.

Se sua mesa tiver uma borda rígida, utilize um quebra-quinas ergonômico, que reduz a compressão dos braços e cotovelos, auxiliando na circulação sanguínea correta dos membros e prevenindo possíveis lesões que podem se agravar com o tempo.

Um trabalho com ergonomia considera todas as partes deu seu físico afetadas pela postura sentada!

Monitor

Coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. O monitor deve estar diretamente atrás do teclado. Se você usar lentes bifocais, abaixe o monitor em 2 a 5cm adicionais para uma visualização mais confortável. Posicione o monitor de forma que a fonte de luz mais forte fique ao lado.

Para que esses ajustes sejam possíveis, faça uso de um suporte para monitor, que faz a correção da linha de visão do usuário à tela, aliviando o esforço exercido sobre a região cervical, ajudando a evitar fadiga e lesões nas regiões da lombar, nuca e pescoço.

O mesmo vale para quem trabalha com um notebook. Além de possuir os mesmos benefícios ergonômicos do suporte para monitor, o suporte para notebook também ajuda a evitar calor excessivo ou até superaquecimento do seu aparelho.

Para um trabalho com ergonomia, essas são as ferramentas básicas mais importantes para você. Elas influenciam e auxiliam todas as partes de nosso corpo que estão envolvidas nos movimentos que fazemos enquanto sentamos para trabalhar, e irão cuidar se seu bem estar físico a longo prazo.

Agora, aprenda como se alongar durante o dia no trabalho para ajudar ainda mais seu bem estar físico!

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