5 dicas para reduzir a dor no pescoço e nas costas no trabalho

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Dor no pescoço

Tempo estimado de leitura: 3-4 minutos

Aprenda a trabalhar com mais conforto para aumentar sua produtividade!

Se você é como muitas pessoas, provavelmente passa grande parte do dia sentado em uma cadeira. Esse comportamento sedentário aumenta o risco de passar um tempo prolongado em má postura, podendo causar dor no pescoço, no corpo e desconforto.

Estamos acostumados a nos sentir desconfortáveis em nossas cadeiras de trabalho e não compensamos a dor que isso nos causa fisicamente com exercícios, alongamentos e pausas.

Essa falta de atenção por estarmos ocupados com outras coisas no momento acaba, com o tempo, surtindo efeitos negativos em nosso bem estar físico.

Nossas 5 dicas para diminuir a dor no pescoço a nas costas durante o trabalho:

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  1. Pratique uma boa postura
    Ao sentar-se à mesa, coloque os pés apoiados no chão e mantenha as costas apoiadas na cadeira. Sua cabeça deve estar em uma posição neutra com as orelhas diretamente acima dos ombros. Mantendo essa região bem alinhada facilita para evitar a dor no pescoço.
    Para não arredondar a parte inferior das costas, o que, por sua vez, pode fazer com que sua cabeça e ombros caiam para a frente, ajuste a altura da cadeira para permitir que as coxas se inclinem ligeiramente. Essa posição mantém o peso distribuído de maneira ideal pelos ísquios, localizados na parte inferior dos quadris.
  1. Ajuste a altura do monitor e o posicionamento do teclado
    Um monitor desalinhado é um dos piores vilões para a dor no pescoço e também nas costas. Coloque o monitor do computador diretamente à sua frente com o centro da tela na altura do seu nariz. Se o monitor estiver muito baixo, você inclinará sua cabeça para baixo e aumentará a tensão no pescoço.

    Utilize um suporte para monitor para garantir a altura correta, ou um suporte para notebook.

    Posicione o teclado próximo o suficiente para que seus cotovelos fiquem aproximadamente 90 graus ao digitar. Coloque o teclado alto o suficiente para não ser forçado a se inclinar sobre os ombros para tocar nas teclas. Posicione o mouse no mesmo nível do teclado.

    Para garantir que você esteja na posição correta, sugerimos utilizar um apoio ergonômico para teclado.
  1. Fique mais de pé
    Sentar-se em uma cadeira de escritório parece simples, mas pode ser cansativo. Quanto mais tempo você senta, mais difícil é manter uma boa postura. Todos os dias, tente passar pelo menos uma hora em pé, seja se alongando ou esticando os músculos durante o dia. Alterne da forma que for melhor para você.
    Uma opção comum é usar uma mesa vertical. Se uma mesa vertical não for uma opção para você, existem conversores de mesa que permitem manter sua mesa e convertê-la temporariamente em uma mesa standup.
  1. Limite o uso da tela do telefone
    As pessoas tendem a inclinar a cabeça ainda mais para frente ao olhar para telefones e tablets, especialmente ao usar uma tela sensível ao toque para enviar mensagens de texto ou e-mail. Nada bom para a dor no pescoço. Manter uma postura com a cabeça para a frente para olhar para o dispositivo por períodos prolongados pode causar tensões musculares dolorosas a curto prazo e pode contribuir para lesões de disco ou articulações a longo prazo.

    A Síndrome do Pescoço de Texto é real!

    Sempre que puder, responda e-mails por meio de um computador desktop ao invés de um telefone, pois isso oferece a melhor chance para uma boa postura.
5 dicas para reduzir a dor no pescoço e nas costas no trabalho 2
Quanto pior sua postura, mais tensão você exerce no pescoço e costas ao olhar para o celular!
  1. Caminhe
    Caminhe pelo escritório a cada meia hora para reduzir o risco de desenvolver dores nas costas, dor no pescoço e/ou ombro ao sentar-se. Também pode ajudar levantar-se e movimentar-se se começar a sentir alguma dor ou aperto.
    Uma maneira fácil de fazer isso é definir um alarme silencioso no smartphone para disparar a cada 30 minutos. Pode não ser possível caminhar toda vez que o alarme dispara, mas pode ser um bom lembrete de que você está sentado há um bom tempo, especialmente se pular o alarme algumas vezes seguidas.

Se você experimentar uma ou mais dessas dicas, poderá ter um dia mais saudável e produtivo.

Costuma passar muito tempo em frente ao computador ou jogando? Veja nossas dicas para cuidar dos olhos!


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