Ergonomia no Escritório: 10 Dicas Para Evitar Fadiga Durante o Trabalho

Compartilhe este conteúdo:

Ergonomia é a ciência de projetar a estação de trabalho para que ela se ajuste às capacidades e limitações do trabalhador.

O objetivo da ergonomia no escritório é criar uma estação de trabalho que se adapte a você e permita um ambiente confortável para máxima produtividade e eficiência.

Uma estação de trabalho de escritório ergonomicamente correta irá ajudar a evitar fadiga e desconforto – e quem não quer isso? Se você é um profissional de SST encarregado de fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários da sua empresa ou simplesmente um usuário de computador que deseja evitar o cansaço, seguir algumas diretrizes simples pode te ajudar a melhorar significativamente sua estação de trabalho.

Dicas de Ergonomia no Escritório

Siga estas 10 dicas de ergonomia no escritório para ajudar a evitar a fadiga:

Dica 1) Garanta que o peso de seus braços esteja sempre apoiado. Se seus braços não estiverem apoiados, os músculos do pescoço e dos ombros estarão doendo até o final do dia.

ergonomia no escritório

Dica 2) Cuide com a posição da cabeça e tente manter o peso dela diretamente acima da base de apoio (pescoço). Não incline a cabeça e o pescoço para a frente.

Dica 3) Não seja “desleixado”! A má postura coloca mais pressão nos discos e vértebras das costas. Use o apoio lombar da sua cadeira e evite sentar de modo que o peso corporal fique mais concentrado em um lado do que de outro. Deixe sua cadeira mais próxima da sua mesa para evitar a inclinação do corpo para frente. Certifique-se de “puxar” sua cadeira toda vez que você se sentar.

Ergonomia no Escritório: 10 Dicas Para Evitar Fadiga Durante o Trabalho 2

Dica 4) O monitor deve ser colocado diretamente à sua frente, com a parte de cima não superior ao nível dos olhos. Simule uma linha imaginária na região entre o centro e o topo da tela do monitor, até seus olhos (enquanto você está com a postura ereta)… Esta é a altura ideal que deve ficar. O teclado deve estar diretamente na frente do monitor, para que você não precise virar a cabeça e o pescoço com frequência.

Dica 5) Falar ao telefone com ele preso entre o pescoço e a orelha (cabeça inclinada) é uma prática muito ruim. Você sabe que é verdade, então não faça isso!

Dica 6) O teclado e o mouse devem ser próximos o suficiente para evitar um movimento excessivo, o que estica os ombros e os braços.

Dica 7) Evite o cansaço visual, garantindo que o monitor não esteja muito próximo; ele deve estar a pelo menos um braço de distância.

Dica 8) Siga as etapas para controlar o brilho da tela e verifique se o monitor não está colocado na frente de uma janela ou de um fundo claro.

Dica 9) Você pode descansar os olhos periodicamente por vários segundos olhando objetos à distância para dar uma pausa nos olhos.

Dica 10) Os pés não devem ficar balançando quando você estiver sentado. Se seus pés não alcançarem confortavelmente o chão ou houver pressão nas costas das pernas, use um apoio para os pés ou abaixe o teclado e a cadeira.

Ergonomia no Escritório: 10 Dicas Para Evitar Fadiga Durante o Trabalho 3
Apoio ergonômico para pés

… E aqui vai uma extra: Além destas dicas, outra importante (e pouco falada) que ajuda a otimizar sua saúde e conforto no dia a dia do escritório é a hidratação. Isso mesmo!

A água desempenha um papel vital em todas as atividades celulares, transportando vitaminas e minerais essenciais ao nível celular por todo o corpo. Se o seu corpo ficar desidratado, a capacidade do seu sistema de transporte ficará comprometida e você perderá força e energia.

Ergonomia no Escritório: 10 Dicas Para Evitar Fadiga Durante o Trabalho 4
Quantidade de água que consiste cada parte de nosso corpo

Estratégias para prevenir distúrbios musculoesqueléticos diminuem a fadiga e aumentam a recuperação desse sistema.

Sem a hidratação adequada, é difícil para o corpo se recuperar corretamente, resultando em maior risco de um incidente com MSD.

Garantir que os funcionários estejam cientes dos benefícios da hidratação é o primeiro passo para garantir que eles permaneçam suficientemente hidratados.

Estes são alguns dos benefícios de uma hidratação adequada:

  • A água ajuda a remover as toxinas que levam à inflamação.
  • Ela aumenta o sistema imunológico e ajuda a prevenir distúrbios do sistema de movimento.
  • Aumenta a lubrificação das articulações e ajuda a prevenir a artrite e dores nas costas.
  • Fornece aos músculos um impulso de energia.
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas e derrames, ajudando a impedir o bloqueio das artérias.
  • Melhora a função cerebral e ajuda a prevenir a perda de memória.
  • Melhora a saúde da pele e a aparência externa.

Aliando todos estes cuidados ao seu dia a dia no escritório, a recorrência de problemas vistos como “comuns” – porém, não menos perigosos – irá diminuir muito!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco