O que é Ergonomia no Trabalho?

Compartilhe este conteúdo:

ergonomia no trabalho

Podemos definir a ergonomia no trabalho como a busca por facilitar a interação entre homem e máquina no ambiente profissional. Tendo sua própria área dentro da ciência, a ergonomia envolve em sua base científica disciplinas como anatomia, engenharia, biomecânica, fisiologia, antropometria e psicologia.

Seu objetivo é otimizar o bem-estar físico no ambiente de trabalho, buscando gerar um impacto positivo na produtividade, eficiência e bem-estar do trabalhador. Por este motivo, dois temas amplamente discutidos neste universo são a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes no local de trabalho.

Não são raros os momentos em que nos observamos mudando de postura e posição enquanto trabalhamos, e a frequência destes momentos prova o quanto ainda é necessário o conhecimento e investimento em ergonomia, da qual tantos locais de trabalho ainda são desprovidos atualmente.

Quando bem aplicada, a ergonomia no trabalho proporciona uma melhor postura e prevenção de doenças ocupacionais, permite que o corpo encontre mais flexibilidade, melhora o condicionamento físico e reduz o cansaço e estresse causados por um físico sobrecarregado.

Consequências da falta de ergonomia no trabalho

Apesar de todos estes benefícios, continua sendo muito comum vermos as consequências da falta de ergonomia no trabalho. Podemos citar as principais como sendo:

  • A repetitividade de movimentos e atividades laborais, que podem provocar fadiga e desgaste tanto físico como psicológico. Os problemas provenientes de lesões e inflamações são conhecidos como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que trazem sérias consequências para a qualidade de vida do trabalhador;
  • A postura inadequada, que pode gerar fadiga, lesões e o enfraquecimento de algumas áreas do corpo como coluna, ombros, pulso e lombar. Isto pode comprometer o sistema osteomuscular e desencadear o surgimento de LER/DORT, que afastaram 22 mil trabalhadores em 2017 e na qual se enquadram 3 das 20 principais causas de afastamento profissional por adoecimento no trabalho (Fonte: protecao.com.br)

Um problema muito comum que também vale ser citado por afetar a maior parte dos trabalhadores é a dor na coluna, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas terão pelo menos duas crises durante a vida.

Apesar de agora conhecermos todos os sérios problemas que a falta de ergonomia no trabalho pode acarretar, é comum tentarmos deixá-los de lado durante nosso cotidiano profissional por estarmos muito ocupados ou acharmos que é algo que vai passar logo, apesar de sua recorrência contínua. Com este conhecimento, não podemos ignorar as consequências que podem vir a nos afetar ou que, provavelmente, já vem nos afetando.

apoio para antebraço reliza ergonomico magnetico
Apoio para Antebraço Ergonômico – Magnético

É importante sabermos de algumas soluções ergonômicas criadas para nosso bem-estar, como o Apoio para Antebraço Magnético, que possibilita o posicionamento correto dos antebraços em uma mesa com espaço limitado.

Uma das regiões do corpo mais afetadas pela má postura ocasionada por horas e horas em uma posição e espaço inadequados é a lombar, que persiste por muito tempo quando não tratada corretamente.

Uma das soluções da ergonomia no trabalho para este problema é o Cinto Lombar, que previne patologias e lombalgias, além de exercer alívio de pressão na região lombar sobrecarregada.

Cinta para lombar ergonômica
Cinta para Lombar Ergonômica

A ergonomia no trabalho e o bem-estar profissional

Durante muitos anos, indústrias de alto risco têm buscado minimizar possíveis problemas de saúde para funcionários que trabalham em ambientes de maior risco, e isto causou um efeito positivo em todos os setores que demandam uma jornada de trabalho mais extensa de seus colaboradores.

Como resultado, vemos cada vez mais pesquisas e investimento na área de ergonomia e na busca pelo bem-estar dos trabalhadores, uma vez que a falta de cuidados resulta em riscos exponenciais para a saúde dos funcionários e em prejuízo para a empresa na forma de ausência por motivos de saúde.

Se o seu ambiente de trabalho é propenso a possível desconforto físico, lembre-se de que um pequeno problema pode evoluir para um risco sério de saúde. Desta maneira, busque conhecer outras soluções ergonômicas que promovam seu conforto e bem-estar, assim como o de seus colegas. Conheça outros meios através dos quais você pode otimizar sua presença no ambiente profissional e fique atento aos sinais que seu corpo demonstra, buscando entender suas causas e corrigir o problema, independente do nível de desconforto.

Uma solução simples mas que costuma ser bastante eficaz é o Apoio para Pés, que auxilia na correção da postura e contribui para o aumento da produtividade.

Apoio para pés ergolight reliza ergonômico
Apoio para Pés Ergonômico – Ergolight (Reliza)

O Suporte para Monitor também traz benefícios, corrigindo a linha de visão e aliviando o esforço exercido pela região cervical.

Suporte para monitor office reliza ergonomico
Suporte para Monitor Office Reliza – Ergonômico

Assim, você garante sua produtividade, foco e, acima de tudo, sua saúde e bem-estar.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco