Dor no nervo ciático: causas e 4 dicas para aliviar

Compartilhe este conteúdo:

nervo ciático

Tempo de leitura estimado: 3-4 minutos

É relativamente comum ouvirmos nossos colegas e conhecidos reclamando de dor no nervo ciático.

Dizem ser uma dor muito forte, que parece não ir embora. Só podemos esperar – e nos prevenir – para que o mesmo não aconteça conosco.

Abaixo, vamos ver como essa dor ocorre e quais são suas causas, assim como maneiras de aliviar e prevenir a dor no nervo ciático.

Entendendo a dor no nervo ciático

“O que é bom para nervo ciático?”

Essa é uma pergunta frequente de quem sofre com essa dor. Antes de tudo, vamos começar descobrindo como ela ocorre.

A irritação ou compressão de uma raiz nervosa na parte inferior da coluna pode resultar em dor no nervo ciático, geralmente sentida como uma dor fortíssima ao longo da coxa, possivelmente estendendo-se até a perna e o pé.

Dor no nervo ciático: causas e 4 dicas para aliviar 1

Os sintomas do nervo ciático podem ser persistentes e crônicos ou podem aumentar intermitentemente. A dor severa pode ser problemática, especialmente quando você está no escritório e precisa completar um dia inteiro de trabalho.

A postura geral do seu corpo também influencia a dor no nervo ciático. Um apoio de antebraço pode ajudar nesse momento.

A causa mais comum para os problemas nesse nervo são uma hérnia de disco ou protuberância na parte inferior das costas.

Para ajudar a mudar seu foco de dor de volta ao trabalho, vamos falar sobre algumas dicas para encontrar alívio da dor no nervo ciático, hérnia de disco ou protuberância enquanto você está no escritório.

Como gerenciar a dor no nervo ciático

  • Mudar para uma mesa vertical em intervalos regulares:

Quando você se senta, o estresse nos discos da coluna vertebral na parte inferior das costas pode aumentar até 40%. Por esse motivo, longos períodos sentado podem fazer com que os discos irritem as raízes do nervo ciático, agravando o problema.

Veja como cuidar da dor no pescoço e nas costas enquanto trabalha.

Para ajudar a aliviar o estresse em torno das raízes nervosas da parte inferior das costas, tente usar uma mesa vertical. Ficar de pé é um processo ativo, e seguir uma postura ergonomicamente apoiada pode ajudar a aliviar o estresse na parte inferior das costas e minimizar a dor no nervo ciático proveniente de uma hérnia de disco ou protuberância.

Procure alternar entre as posturas sentada e em pé de forma intermitente durante o dia de trabalho. Gradualmente, vá avançando para períodos mais longos de pé.

  • Faça uma curta caminhada a cada hora

Os discos espinhais recebem nutrição por meio da movimentação de fluidos que ocorre durante o exercício, o que também aumenta o fluxo sanguíneo. Uma pesquisa sugere que exercícios leves, como caminhar, podem ajudar a melhorar o transporte de fluidos nutritivos para o disco e melhorar a capacidade do disco de se adaptar às cargas da coluna.

Criando um espaço mais ergonômico no trabalho, todo o seu corpo se beneficia. Clique e veja como fazer!

Quando seu trabalho exige longos períodos em sua mesa, tente levantar a cada hora e caminhar um pouco. Respire lenta e profundamente e use uma postura correta para caminhar. Adicionar um alarme recorrente ao telefone ou computador que solicite uma pausa e caminhada a cada hora pode ser útil.

  • Exercício de deslizamento do nervo sentado
Dor no nervo ciático: causas e 4 dicas para aliviar 2
Fonte: Veritas Health

Um exercício útil para hérnias de disco que pode ser realizado enquanto você está sentado em seu escritório é o exercício de deslizamento dos nervos. Este exercício ajuda a relaxar e dessensibilizar o nervo ciático. Para realizar este exercício:

  • Sente-se ereto em uma cadeira e estique um joelho enquanto mantém o outro pé apoiado no chão.
  • Dobre lentamente o tornozelo de modo que os dedos dos pés apontem para você.
  • Continue a dobrar o tornozelo para frente e para trás, apontando os dedos dos pés para longe de você e depois em sua direção.
  • Conforme tolerado, para colocar mais tensão no nervo ciático, tente deslizar o mesmo nervo com a cabeça inclinada para a frente, trazendo o queixo em direção ao peito.
  • Movimente seu tornozelo para cima e para baixo de 15 a 20 vezes e repita o exercício com a outra perna. Procure completar 3 rodadas para cada perna, duas vezes ao dia.

Se os sintomas de dor no nervo ciático continuarem a interferir gravemente em seus dias de trabalho, consulte seu médico para um exame diagnóstico aprofundado. Ele pode recomendar opções de tratamento, como um programa de fisioterapia guiado, medicamentos prescritos para a dor e /ou injeções de esteroide epidural lombar.

  • Melhore sua postura ao sentar, também, utilizando um apoio para pés ergonômico, que adequa a posição das pernas, pés e região lombar.

Tente seguir as nossas dicas quando estiver no escritório e preste atenção em seus níveis de dor e desconforto. Se o seu caso ainda for ameno, essas opções podem ajudar e, também, prevenir uma dor futura muito mais grave.

Você anda sentindo dores no nervo ciático enquanto trabalha? Deixe um comentário compartilhando sua experiência!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco