Apoio para os pés: porquê você precisa de um!

Compartilhe este conteúdo:

Apoio para os pés: porquê você precisa de um! 1

Tempo de leitura estimado: 5-6 minutos

Vamos descobrir se você precisa de um apoio para os pés? Boa leitura!

Passamos muito tempo sentados hoje em dia. Pode não ser surpresa para você, porém, a pessoa média passa 10 horas por dia sentada. Aqueles que trabalham em ambientes de escritório podem passar ainda mais tempo sentados durante o dia de trabalho, e isso é muito tempo!

Um dos problemas de passar tanto tempo sentado é que muitos de nós (provavelmente, a maioria) não senta corretamente. Posturas desleixadas, cadeiras mal ajustadas ou acessórios como monitores e teclado posicionados incorretamente podem contribuir para a dor e a ineficiência no local de trabalho.

No entanto, existem muitas pessoas que têm todos os acessórios ergonômicos adequados à sua disposição e ainda sentem dores no final de um longo dia de trabalho. Qual poderia ser o problema se eles estivessem sentados eretos com uma boa cadeira, um monitor devidamente ajustado e um teclado adequada à sua altura? A resposta pode estar escondida logo abaixo de seus pés.

Hoje, vamos falar sobre o papel do apoio para os pés na ergonomia do escritório, explicando quem precisa e quem pode dispensar e, também, descreveremos o uso adequado de um apoio para os pés ergonômico.

O papel do apoio para os pés na ergonomia

O apoio para os pés, infelizmente, não é um acessório padrão que você encontrará no escritório. Muitas vezes passa despercebido quando comparado com outros acessórios ergonômicos, como mousepads e braços de monitor de computador. No entanto, um apoio para os pés é um excelente acessório para quem precisa.

Se você está começando sua busca agora, a ergonomia é o estudo de como os humanos interagem com suas ferramentas e como essas interações podem ser melhoradas com acessórios ergonômicos. Apetrechos como apoio para antebraço e suporte para notebook também são exemplos de produtos ergonômicos.

Um apoio para os pés é um pouco diferente porque, provavelmente, em seu espaço de trabalho atual, os pés de todos estão no chão.

Os apoios para os pés permitem que os pés repousem totalmente na posição sentada e criam a posição sentada ideal para reduzir lesões ergonômicas, como dores crônicas nas costas.

Isso mesmo: um pequeno descanso para os pés pode ser um grande negócio.

Apoio para pés de 8 alturas – Ladder

Como estamos vendo, os benefícios de se utilizar um apoio para os pés são diversos! Na Casa da Ergonomia, temos o Apoio Para Pés de 8 Alturas, que corrige o ângulo de posicionamento das pernas, pés e lombar, mantendo sua postura em 90º, além de facilitar a circulação sanguínea dos membros inferiores e evitar a fadiga muscular e micro-lesões devido ao mal posicionamento.

apoio ergonômico para pés
Apoio para pés ergonômico – Ladder

Nosso Ladder conta com 8 níveis de regulagem de altura, variando entre 60mm (6cm) até 200mm (20cm) com regulagens estilo “escada” (ladder), em intervalos de cada 20mm. Ele possui livre inclinação frontal da plataforma de apoio para pés, ajustando-se à posição dos pés do usuário, se necessário.

Além do ladder, nossa loja conta com diversos outros modelos de apoio para pés que você pode utilizar para criar mais conforto no seu dia a dia. Conheça todos aqui.

Quem deve usar um apoio para os pés ergonômico?

Ao contrário de outros acessórios ergonômicos, um apoio para os pés não é para todos. A necessidade de um apoio para os pés pode depender do seu corpo e também do seu ambiente de trabalho. Para quem precisa de um, um apoio para os pés é uma ferramenta essencial.

Recomenda-se o uso quando a cadeira for muito alta para que seus pés alcancem o chão. As pessoas muitas vezes descobrem que precisam de um apoio para os pés depois de passar pelo processo de colocar a cadeira na altura correta.

Você deve garantir que seus braços possam alcançar rapidamente o teclado e o mouse, que pode ver confortavelmente o monitor (com sua borda superior alinhada com seus olhos) e que os apoios de braço estão ajustados na altura correta.

Se você fez tudo isso e seus pés não estão apoiados no chão, você tem um problema.

Como pode imaginar, as pessoas que têm uma estrutura mais curta geralmente optam por um apoio para os pés em sua estação de trabalho. O apoio para os pés oferece uma superfície plana para descansar os pés e garante uma postura adequada ao sentar. Algumas estações de trabalho também podem ter peças de mobília mais altas e exigir um apoio, independentemente da altura da pessoa na cadeira.

Considere, por exemplo, mesas de altura de balcão e estações de trabalho. A menos que você seja um ex-jogador de basquete, provavelmente vai precisar usar um banquinho ou apoio para os pés para trabalhar ergonomicamente na altura do balcão.

Outra excelente razão para usar um apoio para os pés ergonômico é melhorar a circulação nas pernas. Quando sentado por longos períodos de tempo, a almofada do assento pode exercer pressão sobre as coxas, reduzindo a circulação para as pernas.

Ao melhorar a circulação nas pernas com um apoio para os pés, você pode eliminar a dor e a rigidez, reduzir o risco de desenvolver veias varicosas ou coágulos e manter-se confortável ao longo do dia.

Apoio para os pés: porquê você precisa de um! 2

Pronto para descansar os pés?

Clicando aqui, você encontra todos os nossos modelos disponíveis de apoio para os pés!

Alguns benefícios extras de se utilizar um apoio para pés ergonômico:

Aumenta a circulação

Como vimos há pouco, quando você fica sentado por horas a fio, isso acaba resultando em má circulação. No entanto, uma vez que um apoio para os pés ergonômico é introduzido, a chance de desenvolver problemas circulatórios diminui drasticamente. Embora a má circulação possa resultar em complicações de saúde, um dos sinais de alerta mais comuns é o aumento da fadiga.

Reduz o risco de problemas na parte inferior das costas

Como mencionado, problemas nas costas afetam significativamente a produtividade. Conforme declarado pela Organização Mundial da Saúde, a dor lombar é a principal causa de esgotamento econômico relacionado à saúde, e estima-se que 90% da população mundial vai apresenta dor lombar ao longo da vida. Esse problema leva a custos indiretos (associados ao absenteísmo), bem como custos associados a benefícios, ativos ociosos e perda de produção.

Aprenda aqui como diminuir sua dor nas costas durante o dia de trabalho!

Impacta positivamente a postura

Considerando que o trabalhador médio passa horas por dia curvado, isso tem efeitos dramáticos em sua postura. Mais uma vez, isso pode levar a dores nas costas e redução da produtividade, podendo ser a principal causa de incapacidade entre funcionários com menos de 45 anos.

Melhora os níveis de conforto

Vários estudos mostraram que funcionários confortáveis ​​são funcionários mais produtivos. Afinal, o desconforto é essencialmente uma distração, reduzindo a capacidade do funcionário de se manter concentrado. A simples adição de um apoio para os pés pode reduzir a tensão e promover uma melhor postura, ao mesmo tempo que evita desconforto nas pernas.

Como você pode ver, um apoio para os pés é um pouco diferente de outros acessórios ergonômicos no ambiente de trabalho. Eles são mais vantajosos para pessoas ou situações específicas.

Se não tiver certeza se um apoio para os pés ergonômico melhoraria seu conforto no trabalho, pergunte nos comentários que ajudamos você! Além disso, aproveite para aprender como reduzir as dores nas costas e no pescoço durante o trabalho!

Se você já utiliza um apoio para os pés, comente, também, nos contando como ele ajuda seu dia a dia no escritório ou home office.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco