Como transformar a boa postura em um hábito

Compartilhe este conteúdo:

boa postura

A falta de boa postura ocasiona a dor nas costas que sentimos com tanta frequência, além das dores no pescoço e nos ombros. Milhões de pessoas sofrem com isso e muitas dependem de analgésicos para passar o dia.

E se você não precisasse de nenhum medicamento para melhorar?

A boa postura, assim como a má postura, é habitual. Ao tornar a boa postura um hábito, você pode evitar eventuais dores debilitantes, medicamentos e sintomas crônicos como dores de cabeça e azia.

Neste artigo, vamos discutir as diferenças entre boa postura e má postura, maneiras de corrigir e melhorar sua postura e como torná-la um hábito duradouro.

O que é boa postura?

A consciência do que é uma boa postura o ajudará a torná-la uma rotina. Postura é a maneira como você mantém o corpo sentado, em pé ou dormindo, conhecida como postura estática, e caminhando, correndo ou levantando, conhecida como postura dinâmica.

A boa postura se refere às três curvas naturais presentes em uma coluna vertebral saudável, uma no pescoço, uma no meio das costas e uma na parte inferior das costas. A postura correta mantém essas curvas sem aumentá-las.

Da mesma forma, se você olhar diretamente para a frente ou para trás do corpo, as 33 vértebras que formam a coluna vertebral devem parecer completamente verticais.

Como transformar a boa postura em um hábito 1

Boa postura para uma coluna vertebral reta

Além disso, ter uma boa postura depende da consciência constante de segurar o corpo de uma forma que resulte no mínimo esforço para as costas.

O que é má postura

Posturas ruins ou inadequadas resultam de certos grupos musculares contraindo ou fortalecendo, enquanto outros alongam ou enfraquecem. Isso causa um desequilíbrio muscular que resulta das atividades repetitivas diárias.

Embora você possa não notar nos estágios iniciais, a postura inadequada pode resultar no seguinte:

• Dor nas costas;
• Dor de cabeça;
• Baixo equilíbrio;
• Fadiga muscular;
• Dificuldade para respirar;
• Incontinência;
• Refluxo ácido;
• Azia;
• Constipação;
• Postura “desleixada”;
• Dores e desconfortos no corpo.

Se você suspeitar que a postura inadequada é um fator que contribui para qualquer condição adversa que esteja enfrentando, marque uma consulta com um especialista para descartar outras causas potencialmente mais sérias.

Como melhorar sua postura

Para mudar seus hábitos e treinar a boa postura, você precisa identificar as posições estáticas e dinâmicas que criaram o problema.

Veja o que irá te ajudar a tornar a boa postura um hábito, tirando o estresse das suas costas e reduzindo os efeitos nocivos da má postura:

Posição neutra da coluna – A posição neutra da coluna alivia a pressão na coluna, promove uma melhor respiração e até reduz a pressão abdominal. Para alcançar esta posição enquanto está sentado:

  • Traga seus ombros para baixo e para trás;
  • Puxe sua cabeça para uma posição vertical (ligeiramente para trás);
  • Contraia seus músculos centrais;
  • Contraia o estômago como se estivesse amarrando o cordão de um moletom.

Quando estiver de pé, mude seu peso para a planta dos pés, mantenha os pés separados na largura dos ombros e dobre ligeiramente os joelhos enquanto repete os 4 passos acima.

Como transformar a boa postura em um hábito 2

No início, isso pode ser um pouco desconfortável. Lembre-se de que você está engajando músculos específicos de uma maneira que eles não estão acostumados e dizendo aos outros para relaxarem. Este leve desconforto irá desaparecer rapidamente conforme você recupera o equilíbrio entre eles.

Use esta posição como exemplo ao ajustar a postura da cadeira, ficar em pé ou caminhar. Quanto mais você pratica, mais facilmente a boa postura se tornará habitual.

Exercícios centrais – os músculos centrais do abdômen, costas e assoalho pélvico trabalham para apoiar a coluna. Os seguintes exercícios fáceis irão ajudá-lo a fortalecer seus músculos centrais e melhorar ainda mais sua postura:

• Elevação de pernas sentado (pode ser feito em praticamente qualquer lugar);
• Abdominal;
• Flexão (no chão ou inclinado);
Praticar yoga (quase tudo na yoga envolve os músculos centrais);
• Caminhar com postura adequada (20 minutos a 1 hora por dia).

Observação: se você tiver dor lombar, consulte seu médico ou um fisioterapeuta antes de iniciar qualquer rotina de exercícios.

Lembretes – Velhos hábitos são difíceis de quebrar e, quando você está lidando com a postura, seus próprios músculos estão trabalhando contra você no início. Até que você tenha feito da boa postura um hábito, use o seguinte para lembrar de “endireitar-se:”

• Deixe bilhetes à vista em sua mesa e em áreas onde você passa muito tempo;
• Consiga travesseiros de apoio lombar para as cadeiras no trabalho e em casa (podem ser um pouco desconfortáveis ​​no início, mas são ótimos lembretes para se endireitar);
• Conte com seus colegas de trabalho, amigos e familiares para ajudá-lo a evitar uma postura inadequada;
• Ajuste o assento e os espelhos do veículo de forma que você seja obrigado a se sentar em uma posição neutra da coluna.

Como transformar a boa postura em um hábito 3

Com o tempo, a boa postura se tornará habitual, assim como a má postura se tornou. Felizmente, esse é um hábito que serve a um propósito saudável e não custa nada para ser corrigido.

Boa postura é um hábito que vale a pena manter

Não deixe a postura inadequada roubar sua qualidade de vida. Fazendo ajustes simples ao longo de suas atividades diárias, você pode melhorar sua saúde e evitar o desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Neste artigo, você descobriu as diferenças entre boa e má postura, o que você pode fazer para eliminar a má postura e como pode torná-la um hábito saudável. Agora, compartilhe com a gente o que você vem tentando fazer para corrigir a sua postura ou o que irá fazer daqui em diante!

Lembre-se: embora os efeitos da má postura habitual sejam graduais, eles podem causar sérios problemas de saúde à medida que você amadurece e envelhece. Com apenas algumas mudanças simples, você pode transformar a boa postura em um hábito permanente e ajudar seu corpo a ter um desempenho máximo.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco