Dor nos olhos: o que está causando sua tensão ocular?

Compartilhe este conteúdo:

A dor nos olhos, ou desconforto visual, é uma reclamação frequente dos profissionais de informática.

Tensão ocular, visão turva e dores de cabeça são os problemas mais comuns relatados. Outros problemas incluem visão dupla, ardência e olhos secos, fadiga ocular, sensibilidade à luz e imagens residuais. Dor no pescoço, ombros e costas também podem estar relacionados à visualização do teclado e / ou da tela do computador.

Este complexo de problemas é denominado como síndrome da visão computacional (CVC).

Iluminação e visão são interdependentes. A iluminação do local de trabalho e a capacidade visual desempenham um papel significativo na postura de trabalho, e diretamente na dor nos olhos. Os trabalhadores alteram as posturas para aliviar o estresse nos olhos. As queixas de dor no pescoço, ombros e costas podem frequentemente ser aliviadas se a ergonomia visual for abordada.

Entendendo e corrigindo a dor nos olhos:

Problemas de visão e olhos:
Dificuldades com o foco e o alinhamento dos olhos podem resultar em fadiga ocular, dores no pescoço e dores de cabeça durante o trabalho no computador. Para evitar problemas, leve sua visão a um oftalmologista ciente dos problemas que podem surgir com a visão computacional.

Problemas de monitor:
O tipo e a localização do monitor que você usa desempenham um papel significativo no conforto visual e nível de dor nos olhos.

Lembre-se de que a localização do alvo visual desempenha um papel importante na determinação da postura sentada. Os requisitos visuais fazem com que o usuário posicione o corpo de forma que a face fique paralela à superfície de visualização. Este princípio deve ser lembrado ao determinar o posicionamento de um monitor.

Posicionamento:
A tela deve estar entre 50 a 90 centímetros de distância dos olhos. Ajuste essa distância de acordo com suas necessidades de acuidade visual e conforto. Quanto mais longe, melhor na maioria dos casos. Utilize um suporte para monitor ou um suporte para notebook.

Você deve conseguir visualizar a tela com um leve olhar para baixo, sem inclinar a cabeça para cima ou para baixo. O topo da tela deve estar no nível do meio da testa. Se você tiver uma tela maior que 17”, a parte superior da tela pode precisar ser um pouco mais alta para evitar a dor nos olhos e outros locais.

Seu rosto deve estar paralelo à tela. Definir a inclinação ajudará a ajustar a altura. Certifique-se de testar o brilho excessivo ao inclinar a tela. Se você puder ver sua imagem na tela, os reflexos e o brilho irão forçar seus olhos durante o trabalho.

Seus documentos devem ser posicionados próximos ao monitor, próximos à lateral ou diretamente à frente, entre o teclado e a tela.

Brilho e contraste:
O brilho do monitor deve corresponder ao brilho da sala. Comece a fazer ajustes reduzindo o brilho de fontes na sala, como janelas e luzes do teto. Use interruptores de luz, persianas, cortinas, filtros ou remova as lâmpadas conforme necessário. Em seguida, ajuste o controle de brilho no monitor em algum lugar próximo à faixa intermediária do monitor, se possível.
Depois de ajustar o brilho, defina o contraste para um nível confortável. Normalmente, quanto maior o contraste, melhor.

Qualidade de exibição:
A clareza de sua tela depende da taxa de atualização, resolução e densidade de pontos.

Verifique sua taxa de atualização e resolução para ajuste, se necessário. Eles podem ser ajustados usando a guia Configurações na caixa de diálogo Propriedades de vídeo no Windows.

Óculos de computador:
Utilizar óculos especiais de computador corrige sua visão na zona intermediária, a distância que você normalmente senta da tela do computador. Se você também precisar de correção nas zonas próximas e / ou distantes, deverá considerar várias opções de foco.

Veja mais algumas informações e dicas para resolver sua dor nos olhos:

Dor nos olhos: o que está causando sua tensão ocular? 2

Conseguiu identificar se algum desses é o seu caso? Se você anda forçando sua visão durante o trabalho, pode acabar com dores ou outros problemas visuais mais graves.

Portanto, corrija a dor nos olhos e a situação seguindo nossas dicas e tente arrumar os objetos ao seu redor para que se adequem à sua visão, e não o contrário.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco