Fadiga do Zoom: como gerenciar suas videoconferências

Compartilhe este conteúdo:

Com muitos de nós ainda trabalhando em casa – ou, quem sabe, tornando essa opção permanente -, a adoção de videoconferências (também conhecidas como reuniões no Zoom, Google Meet, Whereby ou outras plataformas) para se manter conectado, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, está em um ponto alto histórico. E embora estejamos mais conectados do que nunca, surgiu uma nova síndrome que muitos estão chamando de “fadiga do zoom“.

Várias videochamadas em um dia, muitas vezes consecutivas, podem deixá-lo fisicamente e mentalmente esgotado.

Porém, temos boas notícias!

Com um planejamento cuidadoso e algumas mudanças simples, você pode evitar o cansaço e a sobrecarga, fugir da fadiga do zoom e ainda comparecer às videochamadas. Aqui estão as respostas às perguntas frequentes mais comuns para ajudar a orientá-lo.

Como evitar a fadiga do zoom

Planejamento

“Minhas reuniões tendem a ser agendadas consecutivamente e fico exausto no final do dia. Como posso evitar me sentir sobrecarregado?”

A melhor coisa a fazer é planejar suas reuniões de forma que não fiquem consecutivas. É melhor se você puder agendá-las para um máximo de 30 a 45 minutos, com pelo menos um intervalo de 15 minutos entre cada reunião. Você precisa de tempo para se recuperar, mudar de marcha e planejar a próxima reunião.

Você também pode dividir o seu dia para planejar suas reuniões em determinados momentos dele, permitindo que você tenha períodos mais longos de trabalho para trabalhar sozinho da sua própria maneira, como produzir relatórios, e-mails, trabalho criativo, etc., e as videochamadas são altamente disruptivas e não permitem que você funcione da melhor forma em nenhum dos dois domínios.

Por último, mas não menos importante, se sua equipe usa calendários de grupo, reserve o tempo que você precisa para um trabalho silencioso ou queira marcar-se como indisponível para manter o controle sobre seu tempo e planejamento de reuniões.

Tecnologia

“Existem hacks de tecnologia que podem me ajudar a ficar menos cansado e fugir da fadiga do zoom?”

Com certeza.

É muito importante resolver suas necessidades de áudio. Você fará suas chamadas em um alto-falante? Fones de ouvido? Você pode ouvir as outras pessoas na chamada? Eles podem te ouvir? Você precisa de privacidade? Você sabe como trabalhar com seus dispositivos?

Brinque com as configurações de contraste na tela para que a exibição do vídeo seja nítida e agradável aos olhos. Quer você use Zoom, Google Meet ou outros locais, conheça os recursos que estão disponíveis para você, que incluem (mas não estão limitados a):

  • Tela do alto-falante (continua vs alternar voz)
  • Controles de áudio
  • Opções de silenciamento e reativação
  • Compartilhamento de tela
  • Conversa

Ergonomia

“Como devo me preparar para evitar tensão nas costas e no pescoço?”

É melhor configurar a tela para que fique no nível dos olhos e diretamente à sua frente. A fadiga do zoom também afeta nosso corpo!

Coloque o teclado e o mouse diretamente à sua frente, ao alcance e um pouco abaixo dos cotovelos.

E, claro, preste atenção à sua postura sem ficar muito rígido.

“Meus olhos ficam muito cansados ​​e às vezes tenho dores de cabeça. Algum conselho?”

Sim! A fadiga ocular é muito real e pode ser agravada por longos períodos de tempo na frente da tela. Na verdade, sua taxa de intermitência diminui significativamente quando você olha para a tela (uma queda de até 66%). Mesmo em uma chamada de vídeo, adote a regra 20-20-6: a cada 20 minutos, desvie o olhar por 20 segundos, olhando para um local a pelo menos 6 metros de distância.

A iluminação também é muito importante. Existe iluminação para ajudá-lo a ter uma aparência melhor na câmera, mas também há necessidades de iluminação para ajudá-lo a combater o cansaço visual.

“Como posso evitar fadiga auditiva durante minhas videoconferências?”

A primeira estratégia a ser adotada é limitar suas chamadas para 30 a 45 minutos, com intervalos entre eles. Junto com seus olhos, pescoço, costas e mente precisando de uma pausa, seus ouvidos também precisam de uma.

Você vem passando pela fadiga de zoom? Conte pra gente nos comentários!

Além disso, aproveite para cuidar do seu corpo durante o dia de trabalho fazendo alongamentos.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco