Estudar com ergonomia: adequando seu espaço de aprendizado em casa

Compartilhe este conteúdo:

estudar com ergonomia

Tempo estimado de leitura: 3-4 minutos

Trabalhando home office? Você também precisa de ergonomia! Clique aqui para aprender o que fazer.

Para estudar com ergonomia, é necessário que os alunos criem um espaço de estudo mental e fisicamente ideal, uma vez que ele pode ser fundamental para o desempenho acadêmico, gerenciamento de tempo e até mesmo a memória. Como tal, os itens que você escolhe para seu home office ou espaço de estudo devem ser projetados para promover sua saúde enquanto aumentam sua produtividade.

Quer você tenha um espaço totalmente equipado ou tenda a apenas usar seu laptop no sofá, reservar um momento para se informar sobre ergonomia e fazer alguns ajustes pode deixá-lo mais confortável e evitar lesões.

Estudar com ergonomia: o que devo saber?

Ergonomia é a prática de tornar o ambiente de trabalho mais eficiente, minimizando a fadiga e o desconforto humano e maximizando a segurança. Lesões comuns associadas ao trabalho em um computador por longos períodos de tempo incluem tensões, síndrome do túnel do carpo e tendinite.

Se você estiver experimentando algum sintoma como dores musculares, nas juntas ou dormência, pode ser um sinal de que você precisa mudar a forma como estuda.

Ambiente e equipamentos

Comece pesquisando seu ambiente. Se você está buscando estudar com ergonomia em casa, pode controlar a iluminação e a temperatura, até as configurações do computador, como brilho e contraste. Gastar apenas alguns minutos personalizando essas coisas de acordo com suas preferências pode fazer uma grande diferença em seus níveis de conforto.

Você pode até descobrir que é mais produtivo! Para auxiliar a parte superior do seu corpo, busque um mousepad ergonômico, apoio para antebraço e apoio para teclado, assim como um suporte para notebook ou monitor.

Pratique a boa postura

  • Muitas das orientações ergonômicas dependem de você estar ciente de sua postura. Curvar-se, inclinar-se para a frente ou fazer força pode causar problemas. Certifique-se de que a parte superior do monitor esteja no nível dos olhos; seus olhos devem estar voltados para a frente, não para cima ou para baixo. Você também deve estar a um braço de distância da tela. Isso deve ajudar a prevenir lesões no pescoço.
  • Certifique-se de que o teclado não esteja muito alto ou baixo, ele deve estar em um ângulo de 90 graus com os cotovelos. Isso se estende aos pulsos também, mantenha-os bem retos (pode ser necessário levantar o assento).
  • Sua cadeira é outro fator importante para manter a postura adequada. O encosto deve apoiar a parte inferior das costas. Deve haver cerca de cinco centímetros de espaço entre a parte de trás dos joelhos e o assento. Por último, seus pés devem estar apoiados no chão, e utilizar um um apoio para os pés é indicado ao estudar com ergonomia.
Estudar com ergonomia: adequando seu espaço de aprendizado em casa 1
Lembre-se de levantar da cadeira ao menos uma vez a cada hora e alongar-se! Siga os movimentos acima.

Não esqueça dos seus olhos

É muito fácil causar danos aos olhos olhando para uma tela o dia todo. Você pode sentir dores de cabeça, olhos lacrimejantes ou dificuldade para focalizar. Para evitar qualquer problema, desvie o olhar da tela para algo distante para dar uma pausa a cada vinte minutos. Você também pode ajustar o brilho da tela para evitar o cansaço visual. Use óculos se precisar deles para evitar esforço e reduza o brilho da janela ou das luzes inclinando a tela ou movendo o monitor.

Dicas rápidas

Lembrar de fazer até mesmo algumas dessas coisas irá colocá-lo no caminho certo para evitar lesões e desconforto ao estudar com ergonomia em casa:

  • Mantenha as coisas que você usa regularmente ao alcance do braço, como o telefone ou notas adesivas
  • Faça pausas curtas frequentes para se alongar e ficar de pé
  • Todos os ângulos do corpo devem ser em torno de 90 graus
  • Não se recoste na cadeira
  • Use um toque leve no teclado e não coloque os pulsos na superfície de trabalho
  • Alterne entre usar o mouse com as mãos esquerda e direita
  • Relaxe seus ombros

É fácil utilizarmos de más hábitos sem perceber, como sentar com má postura ou forçar os olhos sem necessidade. Então, leve em conta as dicas que você acabou de conhecer e seja consciente quanto ao seu físico da próxima vez que for estudar no computador.

Criando novos hábitos saudáveis, sua jornada para estudar com ergonomia será mais tranquila e produtiva.

Estudar na frente do computador também tem seus riscos! Será que você já os conhece? Clique aqui para saber!


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Faturamento e boleto à prazo para CNPJ

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco