Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular

Compartilhe este conteúdo:

Síndrome do Pescoço de Texto

Tempo de leitura: 4 minutos

A maioria de nós nunca ouviu falar sobre “síndrome do pescoço de texto”, mas ela é mais comum do que se imagina.

Com o avanço dos telefones celulares, o mundo vem mudando drasticamente. Tudo o que precisamos para nos comunicarmos com nossos amigos está quase 24 horas por dia em nossas mãos. Além dessa vantagem, há uma variedade de aplicativos que podemos usar para qualquer coisa, de fotografia a jogos, saúde e bem-estar e muitos outros.

Além disso, os recursos da Internet e a facilidade com que podemos acessar alguns de nossos sites favoritos em uma plataforma móvel torna o celular um dos dispositivos que mais transformaram nossa vida nos últimos anos. Essencialmente, esses dispositivos móveis tomaram conta de nosso dia-a-dia, praticamente desde a manhã até a noite.

Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular 1

Embora essa evolução possa parecer um desenvolvimento positivo da integração da tecnologia na sociedade, há também algumas consequências negativas que acompanham o uso de telefones celulares, e a síndrome do pescoço de texto é uma das mais graves. À medida que usamos cada vez mais os nossos aparelhos, a tendência é que a nossa postura diminua e que a nossa saúde musculoesquelética sofra mais.

Síndrome do Pescoço de Texto: Onde ocorre a dor?

Quando você está no metrô ou andando pelo supermercado, o que você vê? Muitas pessoas de olho em seus celulares, com ombros na posição errada, cabeça abaixada e pescoço esticado. Esse tipo de postura não é boa para nossa saúde musculoesquelética a longo prazo, pois os ombros, o pescoço e a coluna trabalham juntos para nos proporcionar a melhor postura e posicionamento possíveis para essas partes do corpo.

Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular 2

Abaixar a cabeça para observarmos nosso celular por longos períodos de tempo pode criar problemas significativos no pescoço até o ponto em que os ossos do pescoço se moldam em um formato curvo. Com o tempo, isso é extremamente prejudicial, pois a cabeça é muito pesada e isso, combinado com a má formação das vértebras no pescoço, pode acabar esticando nossos músculos, levando à fraqueza e à incapacidade de manter a cabeça na posição correta. De maneira diferente, nossas mãos e pulsos também podem ser afetados.

Então, o que exatamente está acontecendo no seu pescoço enquanto você está olhando para o smartphone? Tudo tem a ver com o ângulo da sua cabeça, e é onde a síndrome do pescoço de texto começa a se formar. Quando você está sentado ou em pé em uma posição neutra, olhando para frente, sua cabeça pesa entre 4,5kg a 5,5kg. Quando você começa a inclinar a cabeça para a frente em 15 graus, coloca pressão no pescoço, aumentando a pressão exercida para 12kg. No momento em que você inclina a cabeça em 60 graus para olhar para o smartphone, a pressão pode chegar a até 27kg. Isso é muita pressão no pescoço e na coluna!

Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular 3
Posição de coluna neutra

De acordo com Jeremy McVay, fisioterapeuta e proprietário da McVay Physical Therapy em Barrington, Rhode Island, possíveis sintomas do “pescoço iPhone” (como é chamada, por vezes, a postura ao olharmos para o celular) incluem dores de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro e sintomas relacionados aos nervos, tais como dor irradiada, dormência, formigamento e/ou queimação em um ou ambos os braços.

Um estudo de 2012 envolvendo 18 pessoas conduzidas na sede do Google em Mountainview, Califórnia, analisou (entre outras coisas relacionadas ao uso de tablets) o quanto a flexão de cabeça resultou da verificação de e-mails e navegação na Web. Este estudo também mediu a flexão de cabeça enquanto as pessoas assistiam a filmes em seu tablet enquanto estavam sentadas à mesa.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que usaram o tablet sem uma mesa (ou seja, com o dispositivo no colo) tiveram flexão extrema da cabeça. A flexão da cabeça para os observadores de filmes nas mesas foi menor, causando menores consequências da síndrome do pescoço de texto.

Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular 4

Uma postura correta ao utilizarmos nosso smartphone inclui manter a cabeça erguida, o queixo para baixo e as omoplatas para trás, criando simetria por todo o corpo. Uma série de exercícios pode ser feita para melhorar a força de nossas costas, o que pode levar a uma melhor postura. Em um caso mais sério, um quiroprático pode sugerir uma série desses exercícios, bem como realizar ajustes na coluna para corrigir seu posicionamento.

Talvez a melhor estratégia para atenuar os efeitos da síndrome do pescoço de texto no pescoço seja aumentar o ângulo de visão. Para isso, existem alguns testes que você pode fazer. Posicione o tablet em um suporte ou em uma mesa. Se você precisa trabalhar com ele em seu colo, considere apoiá-lo com um travesseiro.

E se você acha que segurar o tablet com as mãos pode reduzir o ângulo de flexão da cabeça, cuidado. Este posicionamento provavelmente irá apertar os músculos dos antebraços, o que pode causar um tipo de desconforto ou dor totalmente diferente.

Síndrome do Pescoço de Texto: As 3 Partes do Corpo Prejudicadas Pelo Uso do Celular 5

Ao praticar esses exercícios e reduzir a quantidade de tempo gasto em nossos telefones celulares, podemos melhorar os resultados de saúde musculoesquelética e evitar que problemas significativos, como a síndrome do pescoço de texto, se desenvolvam. Pode levar algum tempo antes de convencer o público em geral a manter a cabeça erguida – mas ao aumentar a conscientização sobre os riscos para seu pescoço e coluna devido ao uso excessivo do celular, talvez possamos inspirar cuidados maiores com a postura e com o tempo gasto utilizando nossos smartphones.


Compartilhe este conteúdo:

Adicionar seu comentário

Equipe Especializada

Suporte especializado em Ergonomia - Dúvidas? Fale conosco aqui

Faturamento para Empresas

Oferecemos faturamento e boleto à prazo para CNPJ diretamente em nossa Loja!

eSocial - adequação

Mix de produtos ideal para adequar-se ao eSocial - Dúvidas sobre sua adequação? Fale conosco